![]() |
Objetivo é rastrear a origem das infecções, como foi feito na China, e dimensionar a extensão do problema. |
Um mesmo kit pode ser usado para fazer o teste de até 23 amostras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem defendido sistematicamente a testagem em massa da população de cada país. O objetivo seria rastrear a origem das infecções, como foi feito na China, e dimensionar a extensão do problema.
No último dia 19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou oito novos testes de coronavírus. Os produtos são para uso profissional durante a triagem e diagnóstico da doença.
No último dia 19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou oito novos testes de coronavírus. Os produtos são para uso profissional durante a triagem e diagnóstico da doença.
Neste sábado (21), o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, anunciou que o Governo Federal está adquirindo um volume de testes "significativo" para o diagnóstico da Covid-19.
Segundo Wanderson, 5 milhões de testes terão sido distribuídos no Brasil em até 8 dias para iniciar a coleta para exames em casos que os sintomas são leves. "Vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o Brasil."
Até então, somente pacientes com sintomas graves eram testados.
Os novos 5 milhões de testes serão priorizados para profissionais de saúde e unidades básicas de saúde, disse o secretário.
Segundo Oliveira, nas próximas semanas, deve-se chegar a 10 milhões de testes entregues.
—Vamos, muito em breve, implantar uma estratégia similar ao que a Coreia do Sul realizou, usando um 'drive thru' de testes em alguns centros, para aumentar a detecção a partir da testagem rápida, evitando que as pessoas tenham que ir a uma unidade de saúde, detalhou.
—O teste que estamos adquirindo agora (5 milhões), é um teste rápido, sorológico, explicou Oliveira, comparando o exame ao de glicemia que, em alguns minutos, apresenta o resultado.
"Isso só foi possível pela evolução da ciência, porque agora a gente conhece mais o vírus, e as empresas, as indústrias que produzem esses testes estão tendo condições de produzir em grande quantidade."
FOLHAPRESS