Mafra: '"A gente não é bandido" diz mulher que passou por cirurgia após ter perna fraturada em ação policial

COMPARTILHE
"A gente não é bandido, a gente é uma família", diz mulher ferida em ação policial em Mafra. Foto: Silvana de Souza/Arquivo pessoal
A costureira Silvana de Souza, de 39 anos, que ficou ferida durante uma ação policial em Mafra, está se recuperando após passar por cirurgia e colocar 13 parafusos na perna fraturada.

Em entrevista, ela contou que, em 19 de fevereiro, os policiais entraram no terreno dela com sprays de pimenta e armas em punho.

No vídeo registrado por um morador é possível observar ao menos seis policiais na propriedade no bairro Jardim América. Um deles leva a mulher com as mãos para trás.

As imagens mostram que o policial usa a própria perna para encostar na mulher e imobilizá-la. Ela cai ao chão e acaba machucando o nariz e quebrando a perna esquerda. O rosto dela fica ensanguentado.

Silvana contou que o alvo da Polícia Militar era o vizinho. Na casa dele, já havia um carro da polícia. Só que ela chamou reforço e o reforço" em vez de chegar à casa do vizinho, entraram na minha",disse. Ela declarou que é possível acessar o terreno ao lado sem passar pelo dela.

No dia, estavam na casa de Silvana o sobrinho dela, a filha, uma irmão e o cunhado. —Fui ver o que aconteceu, deparei-me com a PM invadindo nosso terreno com spray de pimenta – disse. Ela declarou que foi atingida no olho duas vezes pela substância.

— Eu não gostei. A gente não impediu a polícia, todo mundo que estava ali não atentou [contra a PM]. Fui presa por desacato. Me revoltei mesmo, não precisava terem chegado daquela forma, desrespeitando criança. A gente não é bandido, a gente é uma família. Somos trabalhadores. Naquela ação, fomos tratados como marginais — disse Silvana.

—Eu continuei ali desacatando os policiais e um me deu a voz de prisão. Em momento nenhum questionei ser presa, não reagi à prisão. Quando estava me levando, um policial me deu um chute na perna. Caí no chão, bati o meu nariz – relatou. 

—Fiquei ali no chão por um hora mais ou menos até que os bombeiros chegassem. Fui levada para um pronto-atendimento da minha cidade", disse. Ela precisou passar por cirurgia e ficou dois dias e meio no hospital. Ela quebrou a perna esquerda.

— Na minha perna, coloquei uma placa, 13 parafusos e mais um cano que vai do meu tornozelo ao joelho – disse. 

—Agora eu ando muito pouco, é só dentro de casa, do sofá para o banheiro, com a ajuda de muleta, cadeira de roda. Tenho que ficar com a minha perna elevada – completou. No próximo dia 25, ela retorna ao ortopedista para saber se poderá voltar a colocar o pé no chão.

Em relação ao registro da ocorrência, ela relatou que prestou depoimento. 

—Esse mesmo policial que me agrediu pegou meu depoimento no hospital. Mas no outro dia, minha irmã fez a denúncia no Ministério Público e eu contratei um advogado – disse.

Sou costureira, dependo da minha perna para trabalhar. Não tenho como tirar renda, não posso trabalhar. Não sei como vai ficar – lamentou.

O que diz a Polícia Civil 

No dia em que a situação aconteceu, em 19 de fevereiro, a Polícia Civil conclui o auto de prisão em flagrante e prendeu algumas das pessoas envolvidas na discussão.

Na situação, conforme a Polícia Civil, foi entendido que não houve abuso de autoridade por parte dos policiais e que a fratura na perna da mulher ocorreu em decorrência de atitudes necessárias por parte da Polícia Militar ao tentar conte-la.

Entretanto, ainda conforme a Polícia Civil, o delegado plantonista que atendeu o caso, Nelson Vidal, não havia tido acesso às imagens, e apenas tinha como provas os relatos de testemunhas e dos policiais. A prisão e o auto em flagrante foram concluídos no mesmo dia e encaminhados ao Ministério Público.

— Caso o promotor de justiça, que, agora, deve ter acesso às imagens, entenda que houve abuso de autoridade, o caso retorna à delegacia e fica sob minha investigação — completa o delegado Lucas Magalhães.

O que diz a Polícia Militar

O comandante da PM de Mafra, Marcelo Pereira, diz que o policial caiu sobre mulher. 

“Ao ser levada para a viatura, sem algemas a princípio, demonstrou resistência, razão pela qual o policial que lhe conduzia fez uso da força, vindo ao chão, restando ferimentos superficiais no nariz, bem como, suspeita de fratura na perna esquerda”, informou em nota.

Segundo comando policial, as imagens registradas pelas câmeras das fardas dos policiais foram encaminhadas na semana seguinte ao Ministério Público.

"O Comando da Guarnição Especial de Mafra esclarece que os policiais militares são treinados a fazer o uso progressivo da força, bem como, observarem os protocolos operacionais padrão"', informou a PM.

Segundo a PM, a ocorrência iniciou quando um motociclista fugiu de uma blitz. Ele teria cruzado vias da cidade cometendo infrações e teria se escondido em uma casa. Ainda de acordo com a polícia, os moradores teriam tentado impedir a prisão do motociclista.

Com informações de Patrícia Della Justina/DC e Joana Caldas G/SC
Nome

Acidente,97,Acidente na BR-280,58,Afogamento,4,Agressão,1,Agricultura,15,Artigo de Opinião,1,Atropelamento,4,Auxílio Emergencial,10,BBB,1,Bela Vista do Toldo,30,Blumenau,1,BR-116,5,BR-280,1,Brasil,148,Busca e Resgate,1,Câmara dos Deputados,1,Campo Alegre,5,Canoinhas,892,Censura,1,Congresso Nacional,7,Coronavírus,391,Cotidiano,1,Crime,44,Crime Ambiental,4,Cultura,9,Curiosidades,14,Denúncia,2,Desaparecido,3,Destaque,177,Direito do Consumidor,4,Economia,104,Educação,115,Eleições,23,Emprego,11,Entretenimento,12,Estado é responsável,1,Estatísticas,1,Estiagem,2,Famosos,14,Fatalidade,1,Feminicídio,11,Fraude,2,Frio,1,Golpe,4,Homenagem,14,Humor,5,Incêndio,26,INSS,12,Inusitado,1,Irineópolis,23,Itaiópolis,30,Jaraguá do Sul,6,Joinville,30,Justiça,10,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,106,Mais do mesmo,1,Major Vieira,74,Manchete,135,Matos Costa,1,Mau tempo,1,Meio Ambiente,1,Memórias,11,Minas Gerais,2,Monte Castelo,13,Nossa história,24,Notícias,16,Notícias Internacionais,12,Novelas,2,Ocorrências Policiais,416,Pandemia,22,Papanduva,38,Paraná,74,Polêmica,2,Polícia Ambiental,17,Polícia Civil,53,Política,344,Porto União,31,Previsão do tempo,19,Redes Sociais,28,Regional,600,Rio Canoinhas,13,Rio Negrinho,10,Santa Catarina,768,Santa Cecília,11,São Bento do Sul,7,São Mateus do Sul,20,São Paulo,3,Saúde,109,SC-135,1,SC-418,2,SC-477,6,Segurança,7,Senado Federal,8,Sequestro,3,Solidariedade,34,Tecnologia,3,Telecomunicações,1,Temporal,11,Timbó Grande,7,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,6,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,12,Três Barras,198,Turismo,1,União da Vitória,10,Utilidade Pública,18,Vacinação,33,Vale do Itajaí,1,Variedades,402,Verão,3,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: Mafra: '"A gente não é bandido" diz mulher que passou por cirurgia após ter perna fraturada em ação policial
Mafra: '"A gente não é bandido" diz mulher que passou por cirurgia após ter perna fraturada em ação policial
https://1.bp.blogspot.com/-g7D_gvfFxHE/XmhOfUQFQlI/AAAAAAAAcSs/gmZB5qqF0HwGaR20F5IaSxbzxNz4vWCDQCNcBGAsYHQ/s320/mafra.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-g7D_gvfFxHE/XmhOfUQFQlI/AAAAAAAAcSs/gmZB5qqF0HwGaR20F5IaSxbzxNz4vWCDQCNcBGAsYHQ/s72-c/mafra.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/03/mafra-gente-nao-e-bandido-diz-mulher.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/03/mafra-gente-nao-e-bandido-diz-mulher.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Não encontrou nenhuma postagem Ver mais Continue lendo Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy