![]() |
Os dois casos suspeitos em Canoinhas são de transmissão comunitária. Foto: Reprodução |
Os casos suspeitos permanecem em dois. De acordo com a secretária de Saúde, a coleta foi realizada ontem (20) e o resultado deve sair em 7 dias.
Os dois pacientes, que estão internados no Hospital Santa Cruz, são canoinhenses, não viajaram e nem tiveram contato com pessoas que estiveram fora. Os casos suspeitos são de uma idosa, de 73 anos e um homem de 32.
São considerados casos de transmissão comunitária, quando não é mais possível detectar a origem da infecção. Isto significa que o vírus está circulante no município.
As pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados por profissionais da Saúde. Os número de pessoas monitoradas pela Secretaria de Saúde de Canoinhas aumentou de 20 para 23, de ontem para hoje.
A secretária orienta as pessoas que tenham sintomas como febre alta persistente (mais de 24 horas e não baixa), dor de garganta e dificuldade respiratória (característica do Covid-19), que procurem a Unidade de Saúde do Campo da Água Verde ou liguem para a central do Atendimento do Cidadão pelos telefones: (47) 3621 -7758 (47) 9 9916-1867 e (47) 9 9927-7559.
Somente na sexta-feira (20), 73 pessoas entraram em contato com profissionais da saúde para sanar dúvidas e 65 foram atendidas na UBS do Campo, totalizando 138 atendimentos em um só dia.
Quantos aos testes para o novo Coronavírus, de acordo com Kátia Oliskowski, o município possui
kits suficientes, já que em primeiro momento, conforme orientação do Estado, somente serão coletadas amostras de pessoas que estiverem internadas.
Novas medidas em Canoinhas
Beto Passos informou que nas próximas horas "devemos ter algumas medidas que devem ser adotadas, inclusive podendo chegar ao toque de recolhimento das pessoas [...] outros municípios já adotaram barreiras em seus limites e aqui em Canoinhas não está descartado também".
—"Nesse momento a palavra de ordem é segurança", finalizou Passos.
Fique em sua casa. O isolamento social a única forma de reduzir o risco de infecção. Não há motivo para preocupação exagerada e a participação de todos demonstrará o quanto o nosso município é forte!
Fique em sua casa. O isolamento social a única forma de reduzir o risco de infecção. Não há motivo para preocupação exagerada e a participação de todos demonstrará o quanto o nosso município é forte!