iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Fake News: Canoinhas não tem caso de coronavírus, somente isolamento voluntário de pessoas que voltaram de viagem

Avatar photo

O maior problema desta pandemia é a circulação de notícias falsas, diz a Secretária de Saúde de Canoinhas
Às vezes, a pior doença é a desinformação e repasse de notícias falsas (fake news). Circula desde domingo (15), em grupos de WhatsApp, a informação de que haveria casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19) em Canoinhas.

Essa informação NÃO É VERDADEIRA.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Canoinhas, não há caso confirmado de coronavírus no município.

Em Canoinhas há somente pessoas em isolamento voluntário por terem voltado de viagens de locais onde há casos confirmados de Coronavírus. Elas não apresentam sintomas.

A recomendação do Ministério da Saúde é para quem voltar de viagem, após ter visitado local onde há circulação do vírus, se isolar em casa por sete dias independentemente de estar com quadro sintomático.
O maior problema desta pandemia é a circulação de notícias falsas. Pedimos a colaboração de todos para que compartilhem apenas informações da imprensa e especialmente dos órgãos oficiais para evitar o pânico – alerta a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski.

Hoje pela manhã a secretaria reuniu grupo de trabalho para deliberar sobre as medidas oficiais que serão adotadas em Canoinhas para prevenir o coronavírus.

Independente se temos ou não a presença do vírus aqui precisamos nos prevenir e de antemão pedimos que evitem locais com aglomero de pessoas ‒ lembra.

Kátia orienta que as pessoas só procurem os serviços de saúde em caso de necessidade tendo em vista que nas unidades de saúde a possibilidade de contrair a doença é maior.

A principal forma de prevenção ainda é a higiene pessoal. Deixe o álcool gel apenas para situações que você não tem torneira para poder lavar as mãos, como na rua ou dentro do ônibus.

Não há motivo para pânico. Pedimos muita cautela as pessoas em relação à divulgação de notícias falsas e prevenção com a higiene pessoal – frisa Kátia.

Um decreto foi divulgado pela prefeitura de Canoinhas com medidas para conter a disseminação do Coronavírus no município.

AULAS SUSPENSAS

Na rede estadual de ensino, as aulas estão mantidas em todo estado, com exceção do município de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, onde foram confirmados dois casos.
Já nas universidades as aulas e atividades acadêmicas presenciais foram canceladas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), assim como nos 22 câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e no Instituto Federal Catarinense (IFC).
A suspensão é válida por até 15 dias e faz parte das medidas de enfrentamento da proliferação do novo coronavírus, causador da COVID-19.

*Com informações da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Canoinhas