![]() |
"Nós antecipamos medidas que tomaremos na semana que vem, mas nós não tomamos essas medidas ainda", disse o governador. |
—Em relação aos casos suspeitos, não temos grande progressão, mas entendemos que a métrica não faz muito sentido em divulgar neste momento. Os exames estão restritos aos que procuram as unidades de saúde com alguns sintomas e não vão corresponder efetivamente a todos os casos que estão circulando. O resultado é mais baixo que a realidade,- ressaltou.
Carlos Moisés reiterou ainda que a orientação do Estado segue a mesma, que as pessoas fiquem em casa.
—O contágio é inevitável, o que precisamos fazer é melhorar a estrutura da saúde, nos prepararmos para enfrentar a crise e mudar os hábitos para que o impacto seja o menor possível. E uma das ferramentas que temos é o isolamento social,- destacou.
Durente a coletiva, internautas comentaram não entender o porque da mudança da atitude do governo, de liberar o retorno das atividades não essencias, sendo que todos os órgãos de saúde apontam que o pico da ação do vírus se dará em duas semanas e o isolamento social é a melhor medida para conter a disseminação.
Já foi dito que a curva diminui com o isolamento. Se a economia for retomada, e é um desejo compreensível, a tendência é que a curva suba.
Em um trecho da fala de Carlos Moisés, durante a coletiva desta sexta (27), ele talvez tenha sinalizado com alguma nova mudança ao dizer que "nós antecipamos medidas que tomaremos na semana que vem, mas nós não tomamos essas medidas ainda". É esperar para ver.
Santa Catarina tem 163 casos confirmados e uma morte por Covid-19. Os pacientes com diagnóstico positivo para a doença estão distribuídos em todas as regiões do estado.
CASOS NO ESTADO
No total, são 33 municípios catarinenses com casos confirmados:
Antônio Carlos (1),
Balneário Arroio do Silva (1),
Balneário Camboriú (9),
Blumenau (12),
Braço do Norte (9),
Camboriú (4),
Canelinha (1),
Chapecó (4),
Criciúma (12),
Florianópolis (27),
Gaspar (1),
Gravatal (3),
Içara (1),
Imbituba (5),
Itajaí (18),
Itapema (1),
Jaguaruna (2),
Jaraguá do Sul (2),
Joinville (8),
Lages (1),
Laguna (1),
Navegantes (3),
Pomerode (1),
Porto Belo (3),
Rancho Queimado (2),
São José (8),
São Lourenço do Oeste (1),
São Ludgero (1),
São Pedro de Alcântara (1),
Siderópolis (2),
Tijucas (1),
Timbé do Sul (1) e Tubarão (8).
Além disso, há cinco casos de residentes em outros estados e três de outros países.