Cessão de uso de espaço público para a Uniguaçu em Canoinhas é defendida e questionada

Tema polêmico, a cessão de uso da escola municipal Dr. Haroldo de Carvalho em favor do Centro Universitário Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU), lotou a plenária da Câmara de Vereadores de Canoinhas. Foto: Divulgação
A sessão de terça-feira (11), foi marcada por diversas discussões a respeito de educação. O Projeto de Lei (PL) 158/2019, de origem executiva, que faz a cessão de uso de espaço público para à Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu), foi defendida por representantes da universidade e questionado por representantes das Instituições de Ensino de Canoinhas.

Diversos vereadores se manifestaram sobre o Projeto de Lei, que ainda está em tramitação nas Comissões da Câmara de Vereadores, e ainda não tem uma data específica para ir à votação no plenário.

Durante a reunião das comissões, representantes da Uniguaçu tiveram a oportunidade de repassar aos vereadores informações pertinentes à vinda da Universidade para o município. 

Já durante a sessão, o Assessor Jurídico da instituição de ensino, Daniel Alberto Machado Gonzales, utilizou a tribuna para defender o projeto de lei de cessão de uso à universidade. 

Gonzales fez um apanhado geral sobre a instituição, explicando dados de alunos, cursos, locais de atuação, e revelou que atualmente mais de 1100 alunos vão de outros municípios da região para estudar na Uniguaçu, sendo a maioria estudantes de Canoinhas, e a proposta de vir para cá é justamente para fazer com que esses estudantes fiquem estudando em seus municípios. 

Conforme o assessor jurídico, o próprio projeto de lei traz a contrapartida da Uniguaçu, caso recebe a cessão de uso da Escola Municipal Dr. Aroldo de Carvalho, sendo um investimento de R$ 400 mil para efetuar a troca da cobertura de parte do prédio. 

Gonzales também informou que laboratório e a biblioteca da instituição ficará também a disposição de alunos e professores da Escola Aroldo. Conforme o Assessor Jurídico, o projeto da Uniguaçu é que em 4 anos já devem ter a sede própria no município de Canoinhas. 

Nossa instalação em Canoinhas já é realidade, estamos apenas esperando a apreciação deste projeto, afirmou.

Também utilizou a tribuna a professora Rosane Godoi, diretora da Faculdade Metropolitana do Planalto Norte (Fameplan), que falou em nome de várias instituições de ensino de Canoinhas, como UnC, Dama, Fameplan, entre outras. 

A professora foi enfática ao afirmar que as instituições não são contra a vinda da Uniguaçu, mas sim ao projeto da cessão de uso de espaço público. 

É uma insanidade pensar que no mundo em que vivemos podemos fechar as portas. Toda concorrência é saudável e beneficia o consumidor, entretanto algumas coisas precisam ser consideradas nesse episódio em parece que há um posicionamento a favor de um lado e contra outros lados.

Queremos receber toda e qualquer instituição de ensino em Canoinhas, desde que dentro da legalidade, sendo de igual para igual com todas, afirmou.

Se referindo ao Poder Executivo, autor do Projeto de Lei, a professora Rosane Godoi questionou em diversas vezes o porquê de um tratamento “diferenciado”, nas suas palavras, às instituições de ensino de outros municípios. 

A autoria desse projeto chama a todos os profissionais de educação de ensino superior de Canoinhas de incompetentes e incapazes. O poder público nos esbofeteia, nos diminui diante de outra instituição, como se esta fosse a única detentora de qualidade e competência. Enquanto nós se preocupamos em enaltecer a qualidade de ensino que aqui temos, somos diminuídos. O discurso é um a prática é outra, afirmou.

“Falar é prata, calar é ouro, mas eu não posso me calar”, assim iniciou a sua fala o vereador Célio Galeski (PL), que já informou desde a sessão anterior ser favorável ao projeto de lei. 

Galeski afirmou respeitar muito a professora Rosane Godoi, mas discorda muito da sua enfática crítica ao Projeto de Lei. Afirmou que nada será aprovado sem estar dentro do princípio da legalidade. 

Tanto a Assessoria Jurídica da Câmara como da prefeitura não vão deixar a gente fazer nada ilegal, por isso podemos votar com tranquilidade, enfatizou o vereador.

Célio Galeski ainda comentou que a concorrência é importante por várias razões, afirmou que o poder aquisitivo do canoinhense é pouco e por esse motivo é importante a vinda de outras universidades para ter custos melhores em matrículas. 

Eu me sinto tranquilo para votar esse projeto. E vou votar a favor. Podemos votar com tranquilidade esse projeto de lei, e não vamos infringir absolutamente nada na constituição, não vamos fazer nada ilegal, afirmou o vereador. 

Galeski também abordou a questão de alunos de Canoinhas que acabam saindo do município para estudar em União da Vitória (Campus da Uniguaçu), e com a aprovação do projeto de lei poderão estudar no município. 
Que bom que eu estou aqui (como vereador), porque daqui a cinco anos vou poder dizer que eu fiz minha parte, que esses jovens possam estar estudando aqui, enfatizou.

Não é dessa forma que agimos aqui. Dizer que estamos fazendo algo ilegal? Pelo amor de deus. Se vocês soubessem da dificuldade que é se eleger vereador, da responsabilidade de estar sentado nessa cadeira, da luta que é, isso não é fácil. Por isso eu quando voto, quando decido votar, eu voto por mim e por aquilo que eu entendo que é o melhor para a comunidade, dentro da Lei, finalizou Galeski, que afirmou que os vereadores não estão votando contra as instituições de ensino de Canoinhas, estão dando a oportunidade de uma nova universidade se instalar no município.

O vereador Paulo Glinski (PSD) lembrou que o projeto não está para votação, ainda está em apreciação nas comissões da casa, e para chegar a votação em plenário necessita passar pelas comissões. 

Glinski também lembrou de uma lei aprovada em 2013, que não é igual o PL, mas segue uma mesma linha, que traz a autorização para a prefeitura firmar convenio com entidades educacionais com o objetivo de levar Educação a Distância (EAD) para o interior do município, e foi aprovado com a ideia de facilitar o acesso à educação.

Ninguém quer gerar concorrência desleal, e ninguém quer criar dificuldades para ninguém. Agora se for possível que em cada instituição municipal a gente pudesse abrir para que venham outras instituições, e não atrapalhe o dia a dia da escola. Excelente!, afirmou o vereador Paulo Glinski. 

Ainda comentou que votará pensando nos alunos que acabam tendo que se deslocar para fazer os cursos de ensino superior. —O menor de tudo, sem querer desrespeitar a opinião contrária, é se vai utilizar uma sala de aula que fica sem uso a noite ou não. Se passar na frente da escola a noite ela está fechada, não tem aula a noite. O menor de tudo é esse detalhe, finalizou Glinski.

Já a vereadora Zenici Dreher (PL) afirmou sempre defender o acesso à educação, e interpreta que caracteriza desleal a concorrência que poderá gerar com o PL. A vereadora propôs debater junto a comissão o projeto para não fazer nada fora do que preconiza a legislação. 

O meu voto vai ser pela consciência, mas será, em primeiro lugar, pela legalidade, afirmou Zenici. Ainda salientou que todos os professores de qualquer instituição de ensino devem defender um tratamento igualitário para todos. 

Não estamos tratando a vinda da Uniguaçu, não é isso que está em debate. Todos somos favoráveis a vinda da universidade, mas nós temos sim que prezar pela legalidade porque caso contrário estaremos colocando em descrédito o nosso posicionamento quanto representantes da população, finalizou.

Vereador Coronel Mário (PL) afirmou que o parecer da Comissão de Justiça e Redação, o qual faz parte, irá ser extremamente técnico, dentro das indicações dos departamentos jurídicos da prefeitura e da Câmara de Vereadores. 

Nessa casa, enquanto estou aqui, nessa legislatura, nenhum parecer exarado ao arrepio da lei. Nós quanto agentes públicos devemos agir no estrito comprimento legal, comentou o vereador. Ainda conforme o vereador em plenário cada um poderá fazer o seu voto, mas nas comissões será técnico o parecer.

Presidente da comissão de Justiça e Redação da casa, vereadora Camila Lima (MDB) comentou que a comissão irá fazer um estudo completo sobre o Projeto de Lei para fazer o parecer. 

Iremos estudar essa semana, tudo que tiver legal iremos aprovar na comissão. Não iremos passar a mão na cabeça de ninguém. Tudo será esclarecido, ninguém irá fazer nada contra lei, afirmou Camila. “Eu gostaria que todos tivessem a oportunidade de ensino”, finalizou a vereadora.

ASCOM
Clínica União Canoinhas
Nome

3º Batalhão de Polícia Militar,34,Abandono,3,Abuso,1,Acessibilidade,3,Acidente,157,Acidente com ciclista,2,Acidente com motos,2,Acidente de trabalho,1,Acidente na BR-101,1,Acidente na BR-280,40,Acidente na Serra,5,Adulteração,1,Afogamento,37,Agressão,6,Agricultura,8,Amazônia,1,Ameaça,1,Animal peçonhento,2,Apreensão de armas,1,Apreensão de drogas,5,Artesanato,1,Assalto,22,Ataque de abelhas,3,Ataque em escola,1,Atropelamento,12,Atualidades,43,Audiência Pública,1,Aumento,9,Auxílio moradia,1,Barra Velha,3,Bela Vista do Toldo,32,Blumenau,8,Boate Kiss,2,Bom saber,4,BR 101,21,BR 116,76,BR 153,22,BR 277,6,BR 280,157,BR 476,2,BR- 282,19,BR-280,3,BR-282,5,BR-376,5,BR-470,44,Brasil,318,Brasília,1,Bravura,2,Briga,6,Briga no trânsito,1,Bullying,1,Busca e resgate,2,Caçador,18,Calor,6,Calúnia,1,Câmara de Vereadores de Canoinhas,30,Campo Alegre,2,Cannabis,1,Canoinhas,1052,Cão policial,1,Capotamento,3,Carnaval,5,Casan,2,Celesc,18,Choque fatal,1,Chuvas,21,Cidadania,2,Cidades,10,Ciência,1,Colégio Militar,1,Comemoração,4,Concurso Público,13,Condenação,5,Condenados,2,Confusão,1,Contestado,1,Contravenção,1,Copa 2018,6,Coronavírus,10,Corpo de Bombeiros de Canoinhas,119,Corpo de Bombeiros de SC,4,Corpo de Bombeiros de Três Barras,12,Cotidiano,7,Crime,53,Crime Ambiental,4,Crise na Saúde,3,Crueldade,1,Cultura,37,Curiosidades,23,Curitiba,4,Decisão judicial,1,Defesa Civil,6,Defesa do Consumidor,3,Desaparecido,6,Descoberta,1,Desfiliação,1,Destaque,22,Dia das Mães,1,Dia Internacional da Mulher,3,Dinheiro falso,3,Direito do consumidor,11,Diversidades,5,Dívida com saúde pública,1,Documentos em Braille,1,Duplicação,1,Eclipse total,1,Economia,67,Educação,93,Educação no sistema prisional,1,EEB Julia Baleoli Zaniolo,1,Eleições,5,Eleições 2018,8,Embriaguez,2,Embriaguez ao volante,13,Emergência,1,Emoji,1,Empreendedorismo,1,Emprego,33,Enem 2018,1,Energia,2,Entretenimento,10,Entupiu?,1,Epagri,2,Erro médico,1,Erva mate,3,Esporte,19,Estacionamento rotativo,3,Estiagem,9,Exonerado,1,Expo Três Barras,2,Exposição,1,Extração ilegal,1,Fake News,4,Falecimento,1,Falsidade ideológica,2,Falso sequestro,2,Famosos,4,Fatalidade,4,Febre aftosa,1,Febre Amarela,8,FECAM,1,Fechado,1,Feminicídio,10,Feriado,1,Feriados Nacionais,2,Fesmate,22,Flagrante,4,Floresta Nacional de Três Barras,3,Florianópolis,1,Frango contaminado,1,Fraude,7,Frio,1,Frio intenso,6,Fuga,1,Fundação do Meio Ambiente,1,Furto,24,Furto qualificado,2,Futebol,1,Gaeco,3,Geral,215,Gilberto Passos,1,Golpe,19,Golpe em Canoinhas.,5,Granizo,3,Gratificação natalina,1,Greve,18,Guaramirim,2,Gugu Liberato,2,Habitação,1,hemosc,3,Homenagem,11,Horário natalino,1,Hospital Santa Cruz,49,HSCC,1,Humor,5,IDEB,1,Igualdade,1,Ilicitude,1,Importunação sexual,3,Incêndio,46,Incêndio em estufa,10,Inclusão,5,Incrível,1,Indenização,8,Indicação Geográfica,1,Influenza,5,Informações,6,Informações úteis,17,INSS,4,Interdição,1,Internet,2,Internet Rural,1,Inusitado,7,Inverno colorido,1,Investigação,2,Investimentos,1,IPTU,2,IPVA 2017,1,Irineópolis,61,Itaiópolis,62,Itapema,1,Itapoá,1,Jaraguá do Sul,19,JASC,1,JASTI,3,Jogos Abertos de Santa Catarina,1,Joinville,21,Julgamento,2,Justiça,2,Justiça?,2,Lages,1,Lebon Régis,2,Lei,4,Lei Maria da Penha,21,Lei seca,2,Lesão corporal,2,Ligações fantasmas,1,Litoral norte,1,Loiras,1,Loterias,1,Lula,2,Luto,3,Luzes no céu,1,Má ideia!,1,Mafra,122,Maioridade penal,1,Major Vieira,155,Manchete,806,Mandado de prisão,7,Manifestação,1,Manifestações,1,Marcela Temer,1,Marcílio Dias,1,Matos Costa,1,Maus tratos,14,Megaleilão de petróleo do pré-sal,1,Meio Ambiente,22,Meio Amiente,2,Memórias,10,Mercado da beleza,1,Mercado Público Municipal,3,Minas Gerais,7,Miss Santa Catarina,1,Mister Paper,1,Monte Castelo,30,Morte a estrada,1,Morte de TWD,1,Mortes em Lebon Régis,2,Mortes na estrada,7,Mortos que recebem,1,Muita sorte,4,Multa,1,Não ao Xisto,4,Não às drogas,1,Natal da Paz,3,Natal Luz,3,Natureza,4,Naturismo,1,Nepotismo,1,Norte catarinense,2,Nossa história,22,noticias,1551,Notícias,426,Notícias Internacionais,47,Nova lei,1,Novas regras,1,Novelas,2,Novo comando,1,Novo padrão,2,O carro é meu,1,Ocorrências Policiais,537,Operação Barbaquá,1,Operação contra o crime,1,Operação Ferrolho,1,Operação Luz da Infância,1,Operação Novo Fardamento,1,Operação Paredão,1,Operação Refrenata,1,Operação Varejo,1,Operação Varredura,1,Opinião,1,Papai Noel brasileiro,1,Papanduva,72,Parada respiratória,1,Paraná,246,Patriotismo,1,Paula Freitas,1,PEC 287,1,Pedofilia,1,Perigo,2,Perigo que vem do céu,1,Perturbação de sossego,9,Pinhão,2,Pneus carecas,1,Polícia,391,Polícia Ambiental,92,Polícia Civil,51,Polícia Militar de Canoinhas,2,Polícia ostensiva,1,Polícia Penal Federal,1,Política,497,Porto Alegre,2,Porto União,120,Prejuízo,2,Prêmio,3,Presídio de Canoinhas,2,Preso,3,Prevenção,3,Previsão do tempo,113,PRF,7,Prisão,19,Prisão preventiva,2,Processo seletivo,5,Procurados,2,Proteção,1,Protesto,2,Que sono,1,Que?,7,Recapturado,2,Reciclagem,1,Rede de Vizinhos,5,Rede Municiapl de Ensino,1,Redes Sociais,20,Reforma da Previdência,2,Regional,1038,Regras eleitorais,1,Religião,3,Resgate,5,Resolução,1,Retrospectiva 2017,5,Retrospectiva 2018,4,Rio Canoinhas,18,Rio de Janeiro,3,Rio dos Cedros,2,Rio Grande do Sul,23,Rio Negrinho,61,Rio Negro,2,Rio poluído,1,Rodovia SC 135,16,Roubo,4,Salário Mínimo,2,Salvamento,1,Samu,1,Santa Catarina,893,Santa Cecília,16,São Bento do Sul,34,São Mateus do Sul,45,São Paulo,8,Sarampo,2,Saúde,191,SC,2,SC 283,1,SC 350,3,SC 418,13,SC 451,1,SC 477,44,SC-114,1,SC-340,1,Segurança,45,Sem acordo,1,Senado Federal,1,Serra Catarinense,1,Serra do Rio do Rastro,4,Serra Dona Francisca,40,Serviço Militar,1,Setembro Amarelo,6,Simulacro,1,Solidariedade,35,Sonho realizado,1,SPFW,1,Spotligth,5,Sul catarinense,1,Super estômago,1,Superlua,1,Tabagismo,1,Taió,2,Tecnologia,3,Temporal,3,Tentativa de assalto,5,Tentativa de homicídio,11,Timbó Grande,12,Toni Romanhuki,1,Tortura,2,Tráfico,11,Tragédia,1,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia na BR 280,1,Tragédia no trânsito,3,Trânsito,53,Transparência,1,Três Barras,438,Tristeza,1,Trote,1,Tubarão,1,TV,2,TV Globo,1,União da Vitória,44,UPA,10,Urban Style,8,Utilidade Pública,277,Vaga de emprego,3,Vale do Itajaí,2,Variedades,755,Verão,1,VII Congresso Sul-americano de erva mate,1,Vilipêndio,1,Violência contra mulher,15,Voluntariado,1,WestRock,3,
ltr
item
Canoinhas Online: Cessão de uso de espaço público para a Uniguaçu em Canoinhas é defendida e questionada
Cessão de uso de espaço público para a Uniguaçu em Canoinhas é defendida e questionada
https://1.bp.blogspot.com/-Fh1c9ZQtfS4/XkXAtPrsF2I/AAAAAAAAbTM/EdI68sU7aM8dRLwyGF6CvDdfDAHWcu1BwCNcBGAsYHQ/s320/CESS%25C3%2583O%2BUSO%2BUNIGUA%25C3%2587U.JPG
https://1.bp.blogspot.com/-Fh1c9ZQtfS4/XkXAtPrsF2I/AAAAAAAAbTM/EdI68sU7aM8dRLwyGF6CvDdfDAHWcu1BwCNcBGAsYHQ/s72-c/CESS%25C3%2583O%2BUSO%2BUNIGUA%25C3%2587U.JPG
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/02/cessao-de-uso-de-espaco-publica-para.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2020/02/cessao-de-uso-de-espaco-publica-para.html
true
314757626133630520
UTF-8
Loaded All Posts Não há conteúdo relacionado para esta publicação Ver mais Continuar lendo Reply Cancel reply Delete By Home PAGES PÁGINAS Ver mais CONTEÚDO RELACIONADO RESULTADO PARA ARQUIVO PESQUISA TODAS AS NOTÍCIAS Ah! que pena. Sua pesquisa não encontrou nenhuma referência. Volte para a página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy