bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Suspeito de assassinar prefeito de Imbuia morre no hospital após uma semana internado

Avatar photo

Prefeito foi assassinado em frente a prefeitura, com dois tiros no peito, no dia 8 de janeiro. Foto: Arquivo.

Morreu nesta quarta-feira (15) o homem apontado como o autor dos dois tiros que mataram o prefeito de Imbuia, no Vale do Itajaí, João Schwambach (MDB), de 59 anos. 

José Cardoso, de 76 anos, estava internado desde o dia do crime, 8 de janeiro, na UTI do Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul.

A morte cerebral de Cardoso foi confirmada nas primeiras horas da manhã, porém o óbito foi oficializado apenas pouco antes do meio-dia. Segundo as investigações, ele tentou cometer suicídio após o assassinato.

Com a morte de Cardoso, que tinha sido autuado por homicídio qualificado ( (motivo torpe e pouca chance de defesa para a vítima) e estava com a prisão preventiva decretada, as investigações estão encerradas, informou a Polícia Civil, não sendo possível afirmar o motivo do crime. 

Há a possibilidade, segundo a polícia, de que o crime tenha sido cometido por uma desavença entre ambos, que envolvia o alargamento de uma rua, mas \”o real motivo só autor e vítima sabiam\”, disse o delegado Fernando Padilha Figueiredo.

Schwambach (MDB) foi assassinado nas proximidades da prefeitura municipal, quando saía do prédio e ia para o próprio carro, no estacionamento. 
O criminoso estava num veículo ao lado e chamou o prefeito para perto do automóvel, atirando em seguida. Câmeras de segurança registraram o crime.

Na casa de Cardoso foi apreendida ainda a arma, sem registro, que foi usada no crime.