iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Vereadores se pronunciam quanto ao fechamento da Gerência de Saúde de Canoinhas

Avatar photo

Foto: Divulgação

Durante a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Canoinhas de terça (02), por proposição do vereador coronel Mário e assinado por todos os Vereadores foram encaminhados ofícios , ao Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, a Vice Governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr, ao Secretário de Estado da Saúde, e ao Secretário da Casa Civil, Helton Zeferino, Douglas Borba, manifestando profundo descontentamento por parte dos Cidadãos canoinhenses, pela forma como se deu todo o processo de fechamento da 25ª Gerência Regional de Saúde do Município de Canoinhas, em definitivo no último dia 29 de novembro de 2019.

A 25ª GERSA foi criada em 1994 instalada em sede própria, possuía 18 funcionários efetivos e mais um médico auditor, desempenhando uma série de serviços de saúde às Comunidades do Planalto Norte Catarinense, sendo uma referência positiva no Estado.

Tinha como missão principal prestar apoio e cooperação técnica aos municípios de sua abrangência e ao estado de forma solidária e cooperativa na efetivação das políticas públicas de saúde, objetivando a estruturação das ações de saúde, a equidade, resolutividade na oferta de serviços para a população, a qual inclui os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Matos Costa, Porto União e Três Barras.

Em setembro de 2017 foi instalado o Laboratório Regional de Entomologia em sede qual foi investido R$ 70.000,00 para reforma e aquisição de equipamentos. Em 2017 também foi aprovado pelo Governo Federal à construção central regional de rede de frio, com o valor de 1 milhão e cem mil reais, que pela sua desativação acabou não acontecendo.

Infelizmente teve o início o seu desmanche após uma série de decisões equivocadas, iniciadas no dia 22 de fevereiro de 2018. Servidores e autoridades políticas locais foram desrespeitados, a gerência fechou, abriu e agora sendo fechada em definitivo. Diversos documentos foram encaminhados, Ofícios, Moções de Apelo assinado por diversas entidades representativas locais, após inúmeras e incansáveis reuniões e tentativas infrutíferas de manter a GERSA aberta.

O desrespeito foi tão grande que o então Presidente da Câmara, Coronel Mário e as vereadoras Norma Pereira e Camila Lima, foram tratados de jagunços, ao defenderem a permanência da Gersa em Canoinhas, por funcionária efetiva lotada na cidade de Mafra.

Houve respostas de que a Gerência de Saúde não seria fechada, inclusive com o compromisso assumido pela Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina, Senhora Daniela Reinehr, em documento encaminhado a lideranças políticas locais. Coronel Mário comentou por fim que haverá muitos prejuízos aos funcionários e a população que mais necessita de atendimento.

Entendemos que as Reformas Administrativas são necessárias, mas jamais concordaremos como a população de Canoinhas, Capital Catarinense de Doadores de Sangue por disposição legal, foi tratada neste triste episódio, que estará registrado nos anais da história local, como mais um dos tantos desmandos a estas terras um dia contestadas.

Vereador Paulinho Basílio, sugeriu mandar esse ofício para mais pessoas do governo como por exemplo ao Secretário da Casa Civil Douglas Borba que não “gostou” dessa decisão, “essa decisão partiu pontualmente de alguém que fica dentro de um gabinete e não conhece a necessidade da nossa região”, concluiu.

Texto: Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores