INCA alerta sobre o perigo dos dispositivos eletrônicos para fumar

COMPARTILHE
Os dispositivos eletrônicos para fumar liberam e possuem inúmeras substâncias tóxicas em sua composição. Foto: Ministério da Saúde/Divulgação
O INCA, Instituto Nacional de Câncer, publicou nesta terça-feira (10), alerta sobre o uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).

Os dispositivos podem ser de vários tipos: os cigarros eletrônicos são produtos que funcionam usando uma bateria para aquecer uma solução líquida — composta, principalmente, de nicotina, propilenoglicol ou glicerol e aditivos com sabores — produzindo um aerossol que é inalado pelo usuário.

Podem ter vários modelos que se parecem com cigarros, canetas, pen drives e marcadores de texto, ou em modelos maiores. conhecidos como “tanques”.

Há ainda os vaporizadores de ervas secas, que são dispositivos com baterias que aquecem o tabaco picado ou outras ervas, também produzindo um aerossol.

Foto: Ministério da Saúde

Os produtos de tabaco aquecido são aqueles que requerem uma bateria para aquecer um pequeno cigarro ou bastão (também chamados de Heet ou HeatStick) a uma temperatura suficientemente alta para produzir um aerossol — contendo nicotina e outros produtos químicos — que é inalado pelo usuário. Cada HeeT apresenta aproximadamente a mesma quantidade de nicotina que um cigarro comum.

Substâncias tóxicas e riscos para a saúde
Os dispositivos eletrônicos para fumar liberam e possuem inúmeras substâncias tóxicas em sua composição. Entre elas:

Nicotina: substância que constitui o princípio ativo do tabaco. É uma droga psicoativa e causa dependência. Quando utilizada durante a gravidez, traz riscos para a mãe e o bebê (parto prematuro, natimorto, danos ao cérebro durante o desenvolvimento fetal).

Além disso, causa danos ao desenvolvimento cerebral do adolescente, aumenta a chances de doenças cardiovasculares, diminui respostas imunológicas, pode acelerar o crescimento de um tumor maligno e reduzir a resposta ao tratamento oncológico.

• Formaldeído: substância carcinógena (que causa câncer).

• Acetaldeído: substância possivelmente carcinógena (que possivelmente causa câncer).

• Acroleína: elemento que pode causar irritação na cavidade nasal e danos no revestimento dos pulmões. • Nitrosaminas específicas do tabaco (carcinógenas).

• Metais pesados, como níquel, cromo, manganês e chumbo (associados a alguns tipos de câncer, danos em órgãos e danos aos sistemas imunológico e cardiovascular).

• Flavorizantes, como o dyacetil, associado a danos pulmonares.

• Compostos orgânicos voláteis que causam irritação nos olhos, nariz e garganta; dores de cabeça frequentes; náuseas. Também podem danificar o fígado, os rins e o sistema nervoso central.

• Combinações desconhecidas: uma revisão de estudos sobre emissões dos dispositivos eletrônicos para fumar mostrou que mais de 80 compostos foram identificados em seus aerossóis.

Os pesquisadores observaram que não há conhecimento suficiente sobre as possíveis interações entre todos esses produtos químicos, ressaltando que um composto que se registre em uma concentração inofensiva pode, não obstante, interagir com outros compostos em baixas concentrações para aumentar o risco de danos à saúde.

• No caso dos cigarros aquecidos inclui-se o tabaco, classificado pela International Agency for Research on Cancer (IARC) como cancerígeno para os humanos (Grupo 1) e a liberação de monóxido de carbono, amônia e benzeno.

Uma revisão sistemática de estudos científicos mostrou que a chance de um jovem começar a fumar cigarros convencionais quadruplica com o uso destes dispositivos.

Epidemia da Doença Pulmonar Associada ao Uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (sigla em inglês – Evali) 

Em 2019, os Estados Unidos começaram a noticiar o surgimento de casos de uma doença pulmonar grave relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar. 

O crescimento do número de casos foi reconhecido como epidemia e nomeada com a sigla Evali. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, relatou, até o momento (dezembro de 2019), 2.291 casos de pessoas hospitalizadas com Evali, sendo que 48 mortes pela doença foram confirmadas. 

Ressalta-se que 77% dos casos da doença foram em pessoas com menos de 35 anos, sendo 15% menores de 18 anos. 

No Brasil, até o início de dezembro de 2019 foram relatados três casos suspeitos. Todas as pessoas identificadas com essa doença fizeram uso de cigarros eletrônicos. 

A maioria delas relatou ter usado THC (componente da maconha), acompanhada ou não de nicotina. 

Os principais sintomas são: 
• Tosse, falta de ar e dor no peito; 
• Náusea, vômito, dor abdominal ou diarreia; 
• Febre, calafrio, perda de peso. 

Alguns pacientes relatam que os sintomas se desenvolveram ao longo de poucos dias; outros, ao longo de algumas semanas. Os sintomas são causados por infecção pulmonar.

O INCA reafirma, assim, seu apoio à manutenção da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nº 46 de 2009, que proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer - Ministério da Saúde

Nome

Acidente na BR-280,55,Agricultura,11,Bela Vista do Toldo,38,Brasil,404,Canoinhas,1417,Coronavírus,213,Crime Ambiental,4,Cultura,45,Curiosidades,31,Diversidades,4,Economia,141,Educação,122,Eleições,10,Emprego,1,Entretenimento,14,Esporte,26,Estado é responsável,1,Famosos,9,Feminicídio,14,Homenagem,15,Humor,5,Irineópolis,72,Itaiópolis,71,Jaraguá do Sul,1,Joinville,32,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,167,Mais do mesmo,1,Major Vieira,181,Manchete,909,Memórias,10,Monte Castelo,35,Nossa história,23,Notícias Internacionais,65,Ocorrências Policiais,699,Papanduva,106,Paraná,275,Polícia Ambiental,98,Polícia Civil,68,Política,643,Porto União,155,Previsão do tempo,143,Redes Sociais,27,Regional,1571,Rio Canoinhas,18,Rio Grande do Sul,39,Rio Negrinho,79,Santa Catarina,1302,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,57,São Mateus do Sul,48,Saúde,255,Sério isso?,1,Solidariedade,48,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Três Barras,551,União da Vitória,45,Utilidade Pública,319,Variedades,1053,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: INCA alerta sobre o perigo dos dispositivos eletrônicos para fumar
INCA alerta sobre o perigo dos dispositivos eletrônicos para fumar
https://1.bp.blogspot.com/-ml-4H1nZc24/XfBgMTiiqtI/AAAAAAAAZgw/8eP3kaGaH18YnPP3QO8AK2TOVUcRW29IACNcBGAsYHQ/s1600/anvisa_cig_eletre.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-ml-4H1nZc24/XfBgMTiiqtI/AAAAAAAAZgw/8eP3kaGaH18YnPP3QO8AK2TOVUcRW29IACNcBGAsYHQ/s72-c/anvisa_cig_eletre.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/12/inca-alerta-sobre-o-perigo-dos.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/12/inca-alerta-sobre-o-perigo-dos.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy