bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Vereadores questionam Epagri sobre o projeto de Agroindústria de Laticínios na região

Avatar photo

Foto: Assessoria

Em 2017, o coordenador técnico do programa Planorte Leite, Valdemiro Sudoski, informou que
haviam sido concluídos os estudos finais de um projeto que visava demonstrar a viabilidade da instalação de uma agroindústria de laticínios no Planalto Norte Catarinense.

O estudo, que incluiu projeto técnico, financeiro e análise de mercado, foi realizado através de consórcio de duas empresas de consultoria, uma paulista e outra catarinense, contratadas pela Epagri através do Programa Planorte Leite, com recursos oriundos do Programa SC Rural/Banco Mundial.

A demanda pelo estudo surgiu devido à importância da produção de leite na região e também para consolidar as ações do Programa Planorte Leite, criado em 2012 para incentivar a melhoria e aumento da produção da bacia leiteria do Planalto Norte.
Questionamentos

Durante a sessão de segunda-feira (04), os vereadores protocolaram ofício a ser encaminhado ao Gerente Regional da Epagri, Daniel Uba, e ao Coordenador do Programa Planalto Leite, Waldomiro Sudoski, solicitando informar:

a) Se já foi definido o número de produtores de cada município que estarão cooperados e produzirão para a agroindústria;

b) Se foram realizados reuniões para tratar da instalação da agroindústria em todos os municípios da região;

c) Se já foi definido o município para a instalação da Agroindústria de Laticínios;

d) E se já foi definido o município, quais os critérios de avaliação e os incentivos oferecidos pelo município contemplado.

Vereador Wilmar Sudoski sugeriu que o coordenador faça uso da Tribuna Livre da Câmara para prestar esses esclarecimentos sobre o assunto.

Já a vereadora Norma Pereira falou que \”precisamos sim provocar e saber como está esse assunto, temos que articular a instalação dessa cooperativa\”.

Glinski, lembrou da resposta no mês de maio desse ano, e que um dos fatores era o apoio dos municípios: “nós podemos ajudar a aprovar esse apoio, se o poder executivo enviar para essa casa”.

Célio Galeski, presidente de câmara, lembrou que é desejo de todos os canoinhenses e agricultores que venha ser instalada em nosso município essa cooperativa.

\”O prefeito já apresentou uma boa área para a instalação da cooperativa e segundo o que sabemos foi a melhor de todas as outras cidades\”, disse Galeski.

Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores