Polêmica: parte do Vale do Contestado passa a chamar-se Vale dos Imigrantes

COMPARTILHE
Professor da UEL diz que a alteração é "um atentado contra a formação do povo catarinense". Foto: Museu do Contestado em Caçador/Divulgação
O Contestado, movimento histórico de Santa Catarina comparado à Guerra de Canudos e um dos mais emblemáticos do país, pode ter perdido uma batalha importante.

A região do Meio Oeste, cenário do sangrento episódio que entre 1912 e 1916 dizimou milhares de moradores na divisa de Santa Catarina e do Paraná, perdeu a referência do nome Vale do Contestado.

A área passou a se chamar Vale dos Imigrantes. Tornou-se a 13ª região turística de Santa Catarina, sendo oficialmente reconhecida pelo Ministério do Turismo e integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2019. 

A decisão foi tomada em reunião da Instância de Governança Regional (IGR) do Vale do Contestado, uma espécie de representação do setor turístico nas regiões que conta com a participação de diferentes gestores.

O professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nilson Cesar Fraga, estuda a região e a Guerra do Contestado há 25 anos. Para ele, a alteração é "um atentado contra a formação do povo catarinense".

— A mudança não é apenas grave: é vergonhosa para Santa Catarina. A partir do momento em que o Estado, sendo multicultural e multiplural, se permite eliminar um grupo formador de sua população para garantir uma ideia que é eminentemente fruto de uma colonização europeia configura-se um atentado contra a formação do povo catarinense — diz Fraga.

Como era: Municípios que faziam parte da região turística Vale do Contestado antes da mudança.



Municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021), divididos em duas regiões: Caminhos do Contestado e Vale dos Imigrantes (em verde). Fonte. Mapa- turismo.gov


O pesquisador afirma que a mudança foi promovida sem debate e anuência da população, das organizações civis e mesmo de outras instituições de turismo e de ensino. 

Ele considera que a alteração retira a importância do Contestado que foi recolonizado a partir da Guerra. O conflito foi marcado pelo massacre de caboclos, posseiros, indígenas e pequenos proprietários rebelados, por forças do Estado a serviço dos interesses de empresas multinacionais e grandes proprietários de terras, deixando marcas sociais e econômicas na região até hoje.

Um dossiê formulado por Fraga foi entregue ao Ministério Público e está sendo analisado na 1ª Promotoria de Justiça de Joaçaba. 

Também foram entregues cópias para deputados estaduais e da bancada catarinense em Brasília. De acordo com o autor, a expectativa é de que a denúncia e a ampla discussão revertam a decisão.

Como parte desse levante, estão programadas atividades como exibição de filmes acerca da memória do Contestado e debates em diferentes cidades da região.

Para o também professor e coordenador da Associação Paulo Freire de Educação Popular (APAFEC), de Fraiburgo, Jilson Souza, a decisão é uma forma de excluir a memória sobre a presença dos índios e dos negros na região.

— É um processo de marginalização da cultura cabocla, uma espécie de embranquecimento impondo um pacto de silêncio, repetindo a marginalização que já aconteceu durante a Guerra e no período posterior — diz.

"Não há alternativa turística razoável sem a memória efetiva do território e da população nele existentes", diz pesquisador

O assunto também chegou à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História, Paulo Pinheiro Machado, aponta equívocos na decisão. 

Machado, que também coordena o Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado, considera que estão buscando um projeto turístico que imite cidades gaúchas como Gramado e Canela, tentando emplacar um modelo copiado, sem qualquer identidade regional. 

Para ele, não há alternativa turística razoável sem a memória efetiva do território e da população nele existentes.

— Santa Catarina tem milhares de vales europeus e de imigrantes. São nomes que se repetem. Preferem isso à identidade da Guerra do Contestado, um tema que já está em debates nacionais, já caiu no Enem. É realmente lamentável que a própria região não valorize seu passado e sua história — conclui.
Nome

Acidente,19,Acidente na BR-280,59,Agricultura,15,Auxílio Emergencial,2,Bela Vista do Toldo,41,Brasil,438,Campo Alegre,1,Canoinhas,1479,Censura,1,Coronavírus,253,Crime,10,Crime Ambiental,5,Cultura,47,Curiosidades,32,Denúncia,1,Destaque,19,Diversidades,4,Economia,166,Educação,129,Eleições,12,Emprego,4,Entretenimento,14,Esporte,27,Estado é responsável,1,Famosos,11,Feminicídio,14,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,8,Inusitado,1,Irineópolis,73,Itaiópolis,74,Jaraguá do Sul,2,Joinville,34,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,176,Mais do mesmo,1,Major Vieira,190,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,36,Nossa história,23,Notícias Internacionais,67,Ocorrências Policiais,747,Papanduva,113,Paraná,287,Polícia Ambiental,100,Polícia Civil,71,Política,686,Porto União,162,Previsão do tempo,153,Redes Sociais,30,Regional,1655,Rio Canoinhas,19,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,81,Santa Catarina,1400,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,59,São Mateus do Sul,48,Saúde,263,Sério isso?,1,Solidariedade,49,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,1,Três Barras,572,União da Vitória,48,Utilidade Pública,327,Variedades,1080,Violência contra mulher,23,
ltr
item
Canoinhas Online: Polêmica: parte do Vale do Contestado passa a chamar-se Vale dos Imigrantes
Polêmica: parte do Vale do Contestado passa a chamar-se Vale dos Imigrantes
O vale do Contestado é um dos percursos mais sangrentos da História do Brasil.
https://1.bp.blogspot.com/-KKTYFmoCTmk/Xc8-f_24cvI/AAAAAAAAY74/iydURTI305c20OpNxYZUvsMFTTztL-SXACNcBGAsYHQ/s1600/museu%2Bcontestado%2Bca%25C3%25A7ador.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-KKTYFmoCTmk/Xc8-f_24cvI/AAAAAAAAY74/iydURTI305c20OpNxYZUvsMFTTztL-SXACNcBGAsYHQ/s72-c/museu%2Bcontestado%2Bca%25C3%25A7ador.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/11/polemica-parte-do-vale-do-contestado.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/11/polemica-parte-do-vale-do-contestado.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy