bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Escola Almirante Barroso vai aderir ao Novo Ensino Médio em 2020

Avatar photo

EEB Almirante Barroso vai aderir ao 1º ano do Novo Ensino Médio em 2020. Foto: Marivalda Voigt

A partir de 2020, 120 escolas estaduais vão ter um novo modelo de Ensino Médio em Santa Catarina.

Em Canoinhas, somente a EEB Almirante Barroso vai adotar o modelo, mas até 2023, todas as 713 unidades educacionais do estado terão que fazer a implantação completa do novo ensino médio.
O prazo é o mesmo para escolas da rede privada, informou a Secretaria de Educação.

A grande diferença é que o estudante vai ficar mais tempo em sala de aula: das atuais 800 horas/ aula por ano, essa carga horária anual vai aumentar para 1000 horas/aula.

Além do mais, os alunos poderão que escolher as disciplinas que desejam cursar neste período a mais que vão ficar na escola.

As disciplinas tradicionais como matemática, história, física continuam normalmente e serão divididas em áreas de conhecimento para melhorar a integração entre elas.

Na chamada parte flexível do currículo, o aluno vai ter horas dedicadas ao chamado \’Projeto de Vida\’, e outras para aprofundar os conhecimentos nas áreas que tem mais interesse e aptidão. Por exemplo, um aluno que quer fazer engenharia pode estudar mais física e matemática. Outro, pode até estudar empreendedorismo.

—Santa Catarina aderiu ao Novo Ensino Médio compreendendo que esta é forma de aprendizado que realmente irá preparar os jovens para o futuro, tanto na vida acadêmica quanto na formação técnica, se assim preferirem — afirmou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

O governo do estado ainda afirma que as escolas públicas vão receber recursos do Governo Federal e também do estado, que precisará investir mais na capacitação de professores.