Epidemiologia confirma primeiro caso de sarampo em Canoinhas

COMPARTILHE
As pessoas que tiveram contato com o jovem e com os outros seis suspeitos foram acompanhados pelo setor de epidemiologia do município.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas confirmou o primeiro caso de sarampo no município.

Trata-se de um jovem de 21 anos que está curado e não apresenta mais os sintomas da doença. Ele contraiu o sarampo em outra cidade. De acordo com a enfermeira Fábia Sagaz Dias, outros seis casos estão sob investigação.

As pessoas que tiveram contato com o jovem e com os outros seis suspeitos foram acompanhados pelo setor de epidemiologia do município. 

Fizemos o chamado bloqueio que é avaliar cada pessoa. Se não tinha sido vacina ou em caso de perda da carteirinha, a pessoa recebeu a dose da vacina. Foram 440 pessoas examinadas e 49 vacinadas independente da idade informou Fábia.

Este bloqueio da doença é realizado em até 72 horas após o aparecimento das “exantemas”, as manchas que frequentemente aparecem na região do tórax e no rosto.

A enfermeira Hellen Cordeiro afirma que os casos suspeitos e o confirmado são alerta para a população: “crianças menores de um ano não foram imunizadas contra o sarampo e por isso devem evitar sair em locais com grande circulação de pessoas como mercado, igreja e até mesmo festas de aniversário. Quem tiver exantema e febre alta também não pode sair de casa por pelo menos cinco dias”.

Embora estejamos em alerta contra a doença, a população não deve se apavorar: “fizemos o bloqueio dos casos suspeitos, mas é preciso ter atenção. Em caso de dúvida, as pessoas entre seis meses e 49 anos que não tomaram a vacina podem procurar as unidades de saúde para se imunizarem”, comenta. 
As salas de vacina das UBS Central e do Campo funcionam até 19h.

A secretária de Saúde Zenici Dreher informa que um grupo de monitoramento foi criado para manter o cuidado mesmo aos finais de semana e feriados.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. 

O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas. A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. 

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Pessoas que tiverem as manchas e febre alta devem procurar a unidade de saúde de sua referência ou a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas quando os postos estiverem fechados.

SOBRE A VACINAÇÃO

Quem não tomou as doses quando bebê/criança pode tomar depois?

Sim. Pessoas com idade entre 1 e 29 anos devem receber duas doses da vacina contra o sarampo.

• Caso esteja nesta faixa etária e não tenha tomado nenhuma dose, a indicação é procurar um posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. As doses devem ser tomadas com um intervalo mínimo de 30 dias.

• Caso tenha tomado apenas uma dose, a indicação é procurar um posto de saúde para completar o esquema vacinal com a segunda dose.

• Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinação ou não se lembra?

Quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinação ou não se lembra precisa atualizar a caderneta de acordo com a seguinte faixa etária:

• De 1 a 29 anos: duas doses

• De 30 a 49 anos: uma dose

Lembrando que tomar a vacina mesmo que você já tenha tomado anteriormente não traz nenhum risco à saúde. Então, se você não lembra se já tomou ou não, é melhor repetir a dose do que ficar sem proteção.
Nome

Acidente,28,Acidente na BR-280,61,Agricultura,15,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,42,Brasil,445,Campo Alegre,2,Canoinhas,1501,Censura,1,Coronavírus,261,Crime,13,Crime Ambiental,5,Cultura,47,Curiosidades,32,Denúncia,1,Destaque,21,Diversidades,4,Economia,170,Educação,133,Eleições,15,Emprego,5,Entretenimento,14,Esporte,28,Estado é responsável,1,Famosos,11,Feminicídio,14,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,8,Inusitado,1,Irineópolis,73,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,2,Joinville,34,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,176,Mais do mesmo,1,Major Vieira,191,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,36,Nossa história,23,Notícias Internacionais,67,Ocorrências Policiais,756,Papanduva,115,Paraná,294,Polícia Ambiental,100,Polícia Civil,71,Política,691,Porto União,163,Previsão do tempo,158,Redes Sociais,30,Regional,1669,Rio Canoinhas,19,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,82,Santa Catarina,1430,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,59,São Mateus do Sul,49,Saúde,265,Segurança,1,Sério isso?,1,Solidariedade,50,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,10,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,2,Três Barras,581,União da Vitória,49,Utilidade Pública,328,Variedades,1081,Violência contra mulher,25,
ltr
item
Canoinhas Online: Epidemiologia confirma primeiro caso de sarampo em Canoinhas
Epidemiologia confirma primeiro caso de sarampo em Canoinhas
O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar.
https://1.bp.blogspot.com/-1hWtJ3lplVY/XcxGSj8FUUI/AAAAAAAAY3U/fcctF31Y5GoJ5LxMWVNxJymwjrRheI_wQCNcBGAsYHQ/s1600/sarampo%2Bem%2Bcanoinhas.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-1hWtJ3lplVY/XcxGSj8FUUI/AAAAAAAAY3U/fcctF31Y5GoJ5LxMWVNxJymwjrRheI_wQCNcBGAsYHQ/s72-c/sarampo%2Bem%2Bcanoinhas.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/11/epidemiologia-confirma-primeiro-caso-de.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/11/epidemiologia-confirma-primeiro-caso-de.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy