Casos suspeitos de Sarampo acende alerta em Canoinhas. Doença é altamente contagiosa!

COMPARTILHE
O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas informa que quatro casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados no município. Material foi coletado e enviado para análise laboratorial para que a doença possa ser confirmada ou descartada.

Os casos suspeitos são de universitários canoinhenses que cursam Educação Física em União da Vitória/PR.

Na quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória, determinou a suspensão das aulas por sete dias no Centro Universitário do Vale do Iguaçu - Uniguaçu, por suspeitas de casos de sarampo.

Em virtude destas suspeitas e dos casos confirmados em cidades catarinenses próximas a Canoinhas, como Mafra e Joinville, a Secretaria de Saúde de Canoinhas emitiu um alerta aos canoinhenses que não estiverem imunizados contra a doença para que tomem a vacina nas unidades de saúde.

As pessoas devem estar atentas aos sintomas da doença como febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e machas vermelhas”, lembra a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Canoinhas, Francieli da Costa Colla.

Pessoas que têm algum vínculo de contato com estes alunos devem procurar a unidade de saúde mais próxima preferencialmente com a carteirinha de vacinação para garantir que estejam imunizadas contra a doença: “vamos avaliar o estado vacinal e caso seja necessário a pessoa será vacinada”, explica a enfermeira.

Tomar a vacina mesmo que você já tenha tomado anteriormente não traz nenhum risco à saúde.

A vacina contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde.Ela é uma vacina da rotina e é disponível independente destes casos suspeitos. Inclusive nós temos salas de vacina abertas até às 19h no Campo D’Água Verde e no Centro”, comenta Zenici. 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas. 

A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. 

A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

A universidade onde os jovens estudam suspendeu as aulas.

Os pacientes suspeitos estão em tratamento e sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Canoinhas.

SOBRE A VACINAÇÃO

Quem não tomou as doses quando bebê/criança pode tomar depois?


Sim. Pessoas com idade entre 1 e 29 anos devem receber duas doses da vacina contra o sarampo.

-Caso esteja nesta faixa etária e não tenha tomado nenhuma dose, a indicação é procurar um posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. As doses devem ser tomadas com um intervalo mínimo de 30 dias.

-Caso tenha tomado apenas uma dose, a indicação é procurar um posto de saúde para completar o esquema vacinal com a segunda dose.

-Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinação ou não se lembra?


Quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinação ou não se lembra precisa atualizar a caderneta de acordo com a seguinte faixa etária:

-De 1 a 29 anos: duas doses

-De 30 a 49 anos: uma dose

Lembrando que tomar a vacina mesmo que você já tenha tomado anteriormente não traz nenhum risco à saúde. 

Então, se você não lembra se já tomou ou não, é melhor repetir a dose do que ficar sem proteção.
Nome

Acidente,25,Acidente na BR-280,61,Agricultura,15,Auxílio Emergencial,2,Bela Vista do Toldo,42,Brasil,442,Campo Alegre,1,Canoinhas,1492,Censura,1,Coronavírus,258,Crime,13,Crime Ambiental,5,Cultura,47,Curiosidades,32,Denúncia,1,Destaque,20,Diversidades,4,Economia,169,Educação,131,Eleições,14,Emprego,4,Entretenimento,14,Esporte,27,Estado é responsável,1,Famosos,11,Feminicídio,14,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,8,Inusitado,1,Irineópolis,73,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,2,Joinville,34,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,176,Mais do mesmo,1,Major Vieira,190,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,36,Nossa história,23,Notícias Internacionais,67,Ocorrências Policiais,753,Papanduva,115,Paraná,291,Polícia Ambiental,100,Polícia Civil,71,Política,690,Porto União,163,Previsão do tempo,156,Redes Sociais,30,Regional,1667,Rio Canoinhas,19,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,82,Santa Catarina,1423,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,59,São Mateus do Sul,49,Saúde,263,Sério isso?,1,Solidariedade,49,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,2,Três Barras,579,União da Vitória,49,Utilidade Pública,328,Variedades,1081,Violência contra mulher,25,
ltr
item
Canoinhas Online: Casos suspeitos de Sarampo acende alerta em Canoinhas. Doença é altamente contagiosa!
Casos suspeitos de Sarampo acende alerta em Canoinhas. Doença é altamente contagiosa!
https://1.bp.blogspot.com/-YOf6zXchLik/XcX6a5CGomI/AAAAAAAAYuo/BJep8hyRCEEu6Py5OHx4TpFfdBXi9qIYwCNcBGAsYHQ/s1600/sarampo.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-YOf6zXchLik/XcX6a5CGomI/AAAAAAAAYuo/BJep8hyRCEEu6Py5OHx4TpFfdBXi9qIYwCNcBGAsYHQ/s72-c/sarampo.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/11/casos-suspeitos-de-sarampo-acende.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/11/casos-suspeitos-de-sarampo-acende.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy