iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Canoinhas é contemplada com financiamento milionário do Governo Federal

Avatar photo

Os recursos devem ser destinados a implantação de abrigos para sistemas de transporte público coletivo, calçadas com acessibilidade, bem como a elaboração de estudos, projetos e planos de mobilidade urbana.

O Ministério do Desenvolvimento Regional aprovou na última terça-feira (19) a quarta etapa do ano de financiamentos através do programa Avançar Cidades, que visa obras de mobilidade e melhorias no trânsito de cidades com menos de 250 mil habitantes no país.

Em Santa Catarina, a lista contempla 63 municípios. Todos receberam as aprovações para contratos milionários com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e com a Caixa Econômica Federal.

Além de Canoinhas, outros municípios da região foram contemplados: Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Três Barras.

Os recursos serão destinados a obras de pavimentação de vias, implantação de abrigos para sistemas de transporte público coletivo, calçadas com acessibilidade, ciclovias, ciclofaixas, paraciclos e bicicletários, sinalização viária, iluminação, drenagem, arborização e paisagismo, pontes com calçadas acessíveis, bem como a elaboração de estudos, projetos e planos de mobilidade urbana.

Com a nova portaria, Santa Catarina já soma em 2019 cerca de R$ 348 milhões autorizados para financiamentos através do programa do governo federal.

Os números mostram que Santa Catarina é o Estado do Brasil que mais recebeu autorizações nesta primeira fase do programa. Foram 83 contratos assinados (algumas cidades receberam mais de um) contra 66 do Rio Grande do Sul.

O maior valor foi liberado para Brusque, no Vale do Itajaí, que teve a autorização para financiar R$ 30 milhões.

Os 83 contratos autorizados para Santa Catarina foram publicados no Diário Oficial da União — o que é a última etapa legal do processo —, mas nem todos foram assinados com os bancos ainda.

O prazo para que os municípios paguem os financiamentos pode chegar a 20 anos, com carência de até 48 meses para início.