bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Tem visto muita “blitz” em Canoinhas e região? Veja o resultado delas

Avatar photo

As barreiras, tanto diurnas quanto noturnas, são planejadas e executadas de acordo com os índices apresentados pelo sistema Businness Inteligence, que fornece estatísticas precisas dos locais e horários com maior incidência de práticas delituosas. Foto: Polícia Militar de Canoinhas

O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) iniciou no último dia 16 a atuação da Equipe de Operações, focada na fiscalização de trânsito, popularmente conhecida como blitz.


Blitz é uma barreira policial inesperada, que também mobiliza grandes aparatos e contingentes, utilizada para verificar documentação e estado de conservação de veículos em vias públicas e rodovias, aumentar o policiamento com foco nas situações de embriaguez, além de prevenir os mais variados crimes, a exemplo de crimes de trânsito, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Tendo como objetivo principal a realização da prevenção criminal, a PM de Canoinhas intensificou a fiscalização nas vias terrestres da área urbana e do interior, com vistas também a conscientizar a população sobre situações de risco causadas por imprudências na via.

Em duas semanas de atuação, a equipe já alcançou excelentes resultados: 
294 pessoas foram abordadas, 
277 veículos foram fiscalizados, 
179 autos de infração de trânsito foram confeccionados, 
2 recusas por submeter-se ao teste do etilômetro foram elaboradas, 
32 veículos foram removidos ao pátio conveniado, 
7 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram apreendidas, sendo confeccionados também boletins de ocorrência de termo circunstanciado e prisão em flagrante de foragidos da justiça e tráfico de drogas.

A equipe atua em toda área da 2ª Companhia do 3º BPM que compreende Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo, utilizando os diversos equipamentos tecnológicos disponíveis para a atividade operacional, dentre eles: o bafômetro passivo, PMSC Mobile, Drone, além dos recursos humanos e materiais disponíveis ao policiamento, dentre os quais se destaca a utilização do Canil, do grupo de policiais das equipes especializadas (Rocam e PPT), Agência de Inteligência e das guarnições da Radiopatrulha.

Para o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Silvano Sasinski “A intensificação dessas fiscalizações no trânsito é uma ferramenta importante, não só para a prevenção de acidentes, e para a garantia dos direitos previstos do Código de Trânsito Brasileiro, mas também para a redução da criminalidade.”