Grid

GRID_STYLE
FALSE

Archive Pages Design$type=blogging$count=7

TRUE
HIDE_BLOG
Textual description of firstImageUrl

Procon de Canoinhas alerta sobre Empréstimo Consignado e endividamento de idosos

Quase que diariamente consumidores idosos são atendidos no Procon de Canoinhas. Em resposta ao requerimento da Vereadora Norma Pereira...

Quase que diariamente consumidores idosos são atendidos no Procon de Canoinhas.
Em resposta ao requerimento da Vereadora Norma Pereira, fez uso da Tribuna durante a sessão da última terça-feira (8), a coordenadora do Procon de Canoinhas, Juliana Maciel.

Ela explanou sobre a situação do idoso no Município em relação ao Empréstimo Consignado e o Superendividamento.

Juliana ressaltou que o consumidor idoso merece mais atenção no mercado de consumo do que consumidores como nós, em idade média, porque estão diante de uma situação de hipervulnerabilidade, ou seja, por conta do decorrer da idade, condições físicas e psicológicas levam esse consumidor a ser “alvo mais fácil e desejado” em especial quando se trata de empréstimos. 

Coordenadora do Procon de Canoinhas utilizou a tribuna para fazer um alerta/Assessoria

Falou ainda que quase diariamente consumidores idosos são atendidos no Procon. Relatam que assinaram contratos em branco ou foram abordados na porta de Instituições Financeiras onde recebem seus benefícios previdenciários por agentes de Financeiras. Até mesmo em ponto de ônibus já foram abordados. 

—Neste ano, pela primeira vez, atendemos mais reclamações cadastradas como “assuntos financeiros” do que telefonia fixa ou móvel — revelou.

Ações realizadas pelo Procon:
no primeiro momento, é realizado o atendimento preliminar ao consumidor tentando de maneira breve solucionar o lhe que aflige. Quando necessário, realiza-se um processo administrativo, quando não, é resolvido o problema via atendimento preliminar.

Juliana informando que  está reunindo todos os procedimentos realizados pelo PROCON de Canoinhas no ano de 2019, envolvendo o consumidor idoso, para encaminhar a 1ª Promotoria de Justiça de Canoinhas, a fim de que, "em parceira com esta Instituição, que também tem a função de proteger o consumidor e o idoso, possamos de maneira mais efetiva acabar com essas práticas abusivas no Município”.

Vereadora Norma Pereira agradeceu as importantes informações que a coordenadora trouxe aos vereadores, comunidade e aos acadêmicos de direito que acompanharam a sessão.

Célio Galeski afirmou que esse assunto deveria ser tema de aula em escolas, "pois devemos alertar a comunidade em geral, com esse assunto que é de extrema importância".