Em São Mateus do Sul, policial orienta mãe por telefone para salvar bebê engasgado

COMPARTILHE
 "Eu tenho um bebê com pouco mais de um ano, então sei a sensação de desespero dessa mãe. Ver que ele está bem e já está amamentando novamente, é uma sensação de alívio de missão cumprida", disse a soldado. — Foto: Reprodução/RPC
Uma policial militar orientou uma mãe, por telefone, para salvar um bebê engasgado com leite materno, em São Mateus do Sul, no sul do Paraná, no início da tarde de sexta-feira (25). A ligação do atendimento do 190 foi gravada.

De um lado da linha, a mãe Andreia Brudnicki, desesperada, com o filho de um mês que havia se engasgado. Do outro lado, a soldado Eliane Kieski Szczerbowski, que conseguiu ajudar a mãe com passo a passo do procedimento correto para desafogar o bebê.

Enquanto isso, uma equipe se deslocava para a casa onde ele estava, na área rural.

Veja como foi o atendimento (transcrito do áudio gravado pela Polícia Militar):

Soldado: Polícia Militar, emergência.

Mãe: Pelo amor de Deus, o meu bebê tá afogado. O que eu faço?

Soldado: Não entendi, senhora. Calma!

Mãe: O meu bebe está afogado.

Soldado: Quantos anos ele tem?

Mãe: Eu moro no Água Branca.

Soldado: Calma, senhora. Quanto tempo ele tem?

Mãe: Ele tem um mês.

Soldado: Então, a senhora vai fazer o seguinte. Se acalme e me escute, tá? Pega ele no colo. Calma senhora, fica calma. Calma senhora. Vira ele de bruços no seu colo. Coloca a cabecinha dele na sua mão e empurra o queixinho dele um pouquinho para cima, deixa a cabecinha dele um pouquinho mais para baixo do que o corpo.

Mãe: Ele tá no colo do meu tio.

Soldado: Tá. Dá cinco tapinhas nas costas dele, senhora. Dá cinco tapinhas nas costas dele de leve. Daí empurra para frente.

Mãe: Aham...

Soldado: Deu cinco tapas?

Mãe: Tão fazendo massagem, mas ele...(inaudível)

Soldado: Não, senhora, faça o que eu estou te falando. Coloca no viva-voz a minha ligação.

Mãe: Ah, meu Deus. Nossa Senhora! Pelo amor de Deus!

Soldado: Se acalme! A senhora ficando nervosa não vai ajudar. Coloca o teu filho de bruços no seu braço, senhora. E dá os tapinhas nas costas.

Mãe: (mais calma, falando para alguém) Viu, coloca ele de bruços e dê tapinhas nas costas. Cinco tapinhas as costas.

Soldado: Isso senhora, deixa a cabecinha dele um pouco mais baixa que o corpo e o queixo um pouquinho pra frente.

Mãe: Isso, a cabecinha mais baixa que o corpo tá. Empurra o queixinho dele pra frente tio...e dê cinco tapinhas nas costas..

Soldado: Onde a senhora mora? No Água Branca?

Mãe: Ele tá morto, meu Deus do céu!

Soldado: Tenta ficar calma, tá?

Mãe: Eu não consigo....

Soldado: Ele tá respirando, senhora?

Mãe: Tio, ele tá respirando? tá respirando? Ele tá respirando.... tá respirando ainda...

Soldado: Continua fazendo então, senhora. Vê se ele vai chorar.

Mãe: Eu tô massageando, mas ele não vai voltar desse jeito.

Soldado: Você tem que ter calma para salvar o teu filho, tá? Me fala se ele tá respirando. A senhora está me ouvindo? Senhora? Senhora? Alô?

Depois que a ligação caiu, a soldado conseguiu falar com uma vizinha da família, que contou que a mãe e a criança estavam a caminho do hospital.

Em entrevista para uma rádio local, a policial disse que como a mãe falou que morava em uma área rural, até eles aguardarem o socorro ou deslocassem para a cidade, não daria tempo de a criança chegar com vida, então ela priorizou na orientação.

A mãe estava muito nervosa, então passou o atendimento para um tio. Quando questionei se o bebê estava respirando e ela disse que sim, isso me tranquilizou um pouco. Que bom que tudo deu certo. Eu imagino como é desesperador para uma mãe numa situação como essa — disse que a soldado, que foi até o Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, conhecer o bebê.

Ver que ele está bem e já está sendo amamentando novamente, é uma sensação de alívio, de missão cumprida — concluiu.
Nome

Acidente,22,Acidente na BR-280,61,Agricultura,15,Auxílio Emergencial,2,Bela Vista do Toldo,42,Brasil,442,Campo Alegre,1,Canoinhas,1487,Censura,1,Coronavírus,256,Crime,13,Crime Ambiental,5,Cultura,47,Curiosidades,32,Denúncia,1,Destaque,20,Diversidades,4,Economia,169,Educação,131,Eleições,13,Emprego,4,Entretenimento,14,Esporte,27,Estado é responsável,1,Famosos,11,Feminicídio,14,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,8,Inusitado,1,Irineópolis,73,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,2,Joinville,34,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,176,Mais do mesmo,1,Major Vieira,190,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,36,Nossa história,23,Notícias Internacionais,67,Ocorrências Policiais,751,Papanduva,114,Paraná,291,Polícia Ambiental,100,Polícia Civil,71,Política,687,Porto União,163,Previsão do tempo,155,Redes Sociais,30,Regional,1664,Rio Canoinhas,19,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,82,Santa Catarina,1416,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,59,São Mateus do Sul,49,Saúde,263,Sério isso?,1,Solidariedade,49,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,2,Três Barras,576,União da Vitória,49,Utilidade Pública,328,Variedades,1081,Violência contra mulher,24,
ltr
item
Canoinhas Online: Em São Mateus do Sul, policial orienta mãe por telefone para salvar bebê engasgado
Em São Mateus do Sul, policial orienta mãe por telefone para salvar bebê engasgado
https://1.bp.blogspot.com/-RwIyVFUVm40/XbTOB4YguFI/AAAAAAAAYbM/LDPFYID9cqwaHCIXMsYDJ71ARGudnwHLQCNcBGAsYHQ/s1600/policial%2Bparan%25C3%25A1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-RwIyVFUVm40/XbTOB4YguFI/AAAAAAAAYbM/LDPFYID9cqwaHCIXMsYDJ71ARGudnwHLQCNcBGAsYHQ/s72-c/policial%2Bparan%25C3%25A1.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/10/em-sao-mateus-do-sul-policial-orienta.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/10/em-sao-mateus-do-sul-policial-orienta.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy