bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Câmara aprova alteração do nome da Escola Evaldo Dranka para Escola de Barra Mansa

Avatar photo

Aprovado em segunda votação projeto do executivo municipal que altera nome da Escola Evaldo Dranka para Escola de Barra Mansa

Após a chegada do projeto de lei encaminhado pelo Prefeito Municipal, em 28/08 ocorreu a primeira votação da proposição.

Após, por sugestão do Vereador Paulo Glinski, foi realizada Audiência Pública em 26/09, onde mais de 250 pessoas se fizeram presentes e votaram pela mudança do nome da escola. Na primeira sessão do mês de outubro o Presidente da Câmara de Vereadores Célio Galeski colocou em segunda votação o projeto.

O Vereador Coronel Mário iniciou a discussão do assunto, fez leitura do projeto que aprovou na época (22 de julho de 2010) nome da escola Evaldo Dranka, argumentou que na época foi homenageado alguém importante da comunidade, pontuou que não quer ser contra a comunidade de maneira alguma, porém como vamos desomenagear alguém (?). “Sou a voz e a vez das pessoas que estão do lado de lá dessa plenária”, destacou.

Vereadora Norma Pereira que participou da audiência pública falou que quer discutir várias outras melhorias, “imagino se fosse meu pai ou de qualquer outra pessoa, desomenagear é uma situação muito delicada, essa discussão nos deixa emocionalmente desconfortável”, falou.

Chico Mineiro como vereador falou que não deveriam ter chegado até esse ponto a discussão do projeto, na primeira votação oito vereadores foram favoráveis, então a comunidade já queria a mudança, “tenho que respeitar a maioria, a população”, destacou.

Vereador Paulo Glinski, fez uma contextualização, lembrou do vereador Wilson Pereira que na época apresentou projeto em homenagem a comunidade. 

A informação inicial era que o CEI seria nome Evaldo Dranka e a Escola nova seria Barra Mansa, por isso oito votos para aprovação. Glisnki falou que foi procurado pela família Dranka e pela comunidade, “declarei que seguiria o voto da audiência pública, existe a necessidade do CEI isso ficou claro, tem que ter agora lá e com o nome de Evaldo Dranka, esse comprometimento temos que ter.” 
Lembrou que: poderia ter iniciado com a audiência pública na comunidade, antes do projeto de lei ter vindo pra casa deveríamos ter feito a consulta pública, para que viesse o projeto, “nós tentamos ajeitar as melancias na viagem, e as vezes ajeitamos e as vezes elas se partem”, finalizou.

Vereadora Telma Bley iniciou sua fala lembrando que esse projeto foi um desgaste desnecessário, “este projeto deve ter causado animosidades desnecessárias na comunidade de Barra Mansa, devemos sim discutir assuntos mais relevantes na câmara, como saúde, infraestrutura urbana e rural, educação, meio ambiente e outras questões importantes e de interesse da comunidade, ” falou a vereadora.

Presidente da Câmara Célio Galeski destacou o comportamento da comunidade durante a Audiência Pública realizada, estão de parabéns após o resultado da votação se comportaram de maneira exemplar, muito bonito de se ver. O nome Barra Mansa vai homenagear todas as famílias, e vai continuar homenageando inclusive a família Dranka que lá mora. “No dia de hoje prefeito Beto Passos confirmou que vai mobilizar as secretarias de educação e planejamento para que tenhamos o CEI, que seja reformado construído o CEI para atender as localidades”, finalizou sua fala.

Após debate, discussões e argumentações o Presidente da Casa abriu para segunda votação o projeto de lei número 92/2019 que “altera dispositivo da lei municipal número 4.563 de 24 de junho de 2010, que denomina EBM Evaldo Dranka, sendo que quatro vereadores votaram sim e quatro não, e uma abstenção, e coube ao presidente o desempate (conforme dispõe o regimento interno da casa), cujo voto foi pela aprovação do projeto que dá nome a EBM Evaldo Dranka em EBM Barra Mansa. Agora o projeto retorna para a prefeito para que o prefeito sancione ou não.


* Texto: Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores