Greve Nacional dos Correios: veja o que pode afetar nos serviços e encomendas e como se prevenir

COMPARTILHE
Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress
Funcionários dos Correios de Santa Catarina entraram em greve por tempo indeterminado, após Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios (Sintect-SC), na noite de terça-feira (10), em Florianópolis. O ato tem caráter nacional.

De acordo com o sindicato, os trabalhadores querem reajuste salarial, são contra o corte de direitos e contra a privatização dos Correios, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.

A categoria não aceitou a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa, de 0,8%, menor que os 3,1% da inflação acumulada em 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC).

Os trabalhadores são contra a exclusão do Vale-Cultura, a redução do adicional de férias de 70% para 33% e o aumento da mensalidade do convênio médico e da co-participação em tratamentos de saúde, além da exclusão dos pais de planos de saúde.

Em nota, os Correios de Santa Catarina disseram que participaram de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões.

Greve dos Correios vai afetar minhas encomendas? Confira dicas para se prevenir

Em nota, a estatal afirmou que já está colocando em prática medidas para minimizar os impactos da paralisação na população.

No entanto, é natural que o consumidor se preocupe com a situação de seus envios e encomendas numa situação atípica.

Veja algumas dicas dp PROCON para prevenir-se na hora de solicitar um serviço dos Correios durante o período de greve – e como agir em caso de prejuízo aos serviços solicitados antes dela.

Compras e encomendas por Correios

Em casos de ter adquirido produtos de empresas que fazem a entrega pelos Correios, essas são responsáveis por encontrar outra forma para que os produtos sejam entregues ao consumidor no prazo contratado.

Empresas que enviam cobrança por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, como internet, sede da empresa, depósito bancário, entre outras.

Cobranças entregues por Correios

Não receber a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, que saiba ser devedor, não isenta o consumidor de efetuar o pagamento.

Se não receber boletos bancários e faturas, por conta da greve, o consumidor deverá entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome no mercado ou ter cancelamentos de serviços.

Saiba seus direitos

Caso os Correios não prestem os serviços de entrega contratados, o consumidor tem direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. 

Se danos morais ou materiais forem causados pela falta da prestação do serviço, também é possível solicitar indenização na Justiça.

Nome

Acidente na BR-280,55,Agricultura,11,Bela Vista do Toldo,38,Brasil,404,Canoinhas,1415,Coronavírus,213,Crime Ambiental,4,Cultura,45,Curiosidades,31,Diversidades,4,Economia,140,Educação,121,Eleições,9,Emprego,1,Entretenimento,14,Esporte,26,Estado é responsável,1,Famosos,9,Feminicídio,14,Homenagem,15,Humor,5,Irineópolis,72,Itaiópolis,71,Jaraguá do Sul,1,Joinville,32,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,167,Mais do mesmo,1,Major Vieira,180,Manchete,908,Memórias,10,Monte Castelo,35,Nossa história,23,Notícias Internacionais,65,Ocorrências Policiais,699,Papanduva,105,Paraná,273,Polícia Ambiental,98,Polícia Civil,68,Política,642,Porto União,155,Previsão do tempo,142,Redes Sociais,27,Regional,1566,Rio Canoinhas,18,Rio Grande do Sul,39,Rio Negrinho,79,Santa Catarina,1298,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,57,São Mateus do Sul,48,Saúde,253,Sério isso?,1,Solidariedade,48,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Três Barras,551,União da Vitória,45,Utilidade Pública,319,Variedades,1049,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: Greve Nacional dos Correios: veja o que pode afetar nos serviços e encomendas e como se prevenir
Greve Nacional dos Correios: veja o que pode afetar nos serviços e encomendas e como se prevenir
Categoria pede reajuste salarial e é contra a privatização da empresa.
https://1.bp.blogspot.com/-7w8pcDt-L38/XXmQUmW6DmI/AAAAAAAAXS4/RGMsM6OWujMhznXUMET2_sPZL2f9VvJAACNcBGAsYHQ/s1600/greve%2Bdos%2Bcorreios.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-7w8pcDt-L38/XXmQUmW6DmI/AAAAAAAAXS4/RGMsM6OWujMhznXUMET2_sPZL2f9VvJAACNcBGAsYHQ/s72-c/greve%2Bdos%2Bcorreios.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/09/greve-nacional-dos-correios-veja-o-que.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/09/greve-nacional-dos-correios-veja-o-que.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy