Pode sim! Ministério Público lança campanha pela igualdade entre homens e mulheres

COMPARTILHE
A campanha pretende provocar reflexão e debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres.
Apesar das taxas de escolaridade mais altas, as mulheres ainda ocupam menos de 38% dos cargos gerenciais nas empresas e têm uma média salarial quase 30% menor que a dos homens.

Já no âmbito doméstico, elas trabalham quase oito horas a mais que eles por semana. Os dados, divulgados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são exemplos de como os estereótipos são capazes de se transformar em desigualdades sociais. 

Com a finalidade de conscientizar a população e promover uma mudança nesse cenário, o Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEVIM) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lança a campanha institucional "PODE SIM!".

De cunho pedagógico e voltada ao público jovem, a campanha pretende provocar reflexão e debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres, chamando atenção para a necessidade de quebra de estereótipos e de preconceitos. 

Os estereótipos podem ser entendidos como as expectativas que se criam a respeito das pessoas e comportamentos que são esperados com base em padrões pré-estabelecidos socialmente. Apoiadas em dados e estatísticas, as peças da campanha demonstram que essas convenções não refletem a realidade - a mulher pode sim se vestir como quiser e o homem pode sim demonstrar suas emoções, por exemplo.

A campanha também visa combater a violência de gênero, visto que a desigualdade é uma das principais origens destas ações. "Diferentemente de outras campanhas institucionais focadas na denúncia e responsabilização dos agressores, esta campanha visa substituir o olhar repressor pelo olhar pedagógico. Se a violência contra a mulher é produto das relações assimétricas de poder entre homens e mulheres, o mote da campanha é justamente questionar e problematizar os papéis sociais que historicamente a sociedade espera que sejam desempenhados", explica a coordenadora do GEVIM, Procuradora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell, em nome do Grupo.

Nesse sentido, as peças buscam incentivar o respeito ao próximo e auxiliar na quebra do ciclo da violência ao modificar os padrões socioculturais que reforçam a inferioridade ou superioridade de homens ou de mulheres. 

Vale relembrar que, apesar de elas serem a maioria das vítimas, a expressão "violência de gênero" não é sinônimo de violência contra as mulheres, abarcando também homens que sofrem violências por não se encaixarem nos papéis socialmente impostos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.

Nome

Acidente na BR-280,55,Agricultura,11,Bela Vista do Toldo,38,Brasil,404,Canoinhas,1417,Coronavírus,213,Crime Ambiental,4,Cultura,45,Curiosidades,31,Diversidades,4,Economia,141,Educação,122,Eleições,10,Emprego,1,Entretenimento,14,Esporte,26,Estado é responsável,1,Famosos,9,Feminicídio,14,Homenagem,15,Humor,5,Irineópolis,72,Itaiópolis,71,Jaraguá do Sul,1,Joinville,32,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,167,Mais do mesmo,1,Major Vieira,181,Manchete,908,Memórias,10,Monte Castelo,35,Nossa história,23,Notícias Internacionais,65,Ocorrências Policiais,699,Papanduva,106,Paraná,273,Polícia Ambiental,98,Polícia Civil,68,Política,643,Porto União,155,Previsão do tempo,143,Redes Sociais,27,Regional,1571,Rio Canoinhas,18,Rio Grande do Sul,39,Rio Negrinho,79,Santa Catarina,1302,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,57,São Mateus do Sul,48,Saúde,255,Sério isso?,1,Solidariedade,48,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Três Barras,551,União da Vitória,45,Utilidade Pública,319,Variedades,1052,Violência contra mulher,21,
ltr
item
Canoinhas Online: Pode sim! Ministério Público lança campanha pela igualdade entre homens e mulheres
Pode sim! Ministério Público lança campanha pela igualdade entre homens e mulheres
A proposta é combater a violência diretamente na causa, promovendo debate e reflexão sobre os estereótipos atribuídos a homens e mulheres.
https://1.bp.blogspot.com/-yVRbHAptCUA/XWbz6My2z7I/AAAAAAAAW34/bAXVpCPU5u4jjJOxGbfAL1BnCsfj42hUgCLcBGAs/s1600/pode%2Bsim.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-yVRbHAptCUA/XWbz6My2z7I/AAAAAAAAW34/bAXVpCPU5u4jjJOxGbfAL1BnCsfj42hUgCLcBGAs/s72-c/pode%2Bsim.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/08/pode-sim-ministerio-publico-lanca.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/08/pode-sim-ministerio-publico-lanca.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy