Justiça afasta diretoria de asilo em Mafra que servia alimentos vencidos aos idosos

COMPARTILHE
No local também foram registrados quatro casos suspeitos de doenças transmitidas por alimentos entre os idosos. Foto: Divulgação
Em cumprimento a medida liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina, a diretoria do Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis, de Mafra, foi afastada e substituída por administradores provisórios.

A medida foi tomada após uma vistoria identificar uma série de irregularidades na entidade e serem apreendidos 1.500 kg de alimentos vencidos, que seriam servidos aos idosos.

De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mafra, o afastamento dos dirigentes foi pedido para a proteção aos idosos, e a nomeação de um administrador provisório possibilitará verificar todas as irregularidades e tentar sanear a instituição, a fim de que possa voltar a prestar bons serviços.

Para isso, conforme ressalta a Promotoria de Justiça, também é necessário o engajamento da comunidade. "Aqueles que desejarem colaborar devem entrar em contato com o Lar, por meio do telefone ou pessoalmente, a fim de indagar quais são as maiores necessidades do momento", completa.

Entenda o caso

Segundo a Promotoria de Justiça, o Ministério Público recebeu a informação de que estariam sendo utilizados alimentos vencidos e impróprios na alimentação dos idosos do Lar dos Velhinhos. Então, foi instaurado procedimento para averiguar a situação.

O Ministério Público solicitou na Justiça um mandado de busca e apreensão, que foi deferido. O mandado foi cumprido pela Polícia Militar, que apreendeu cerca de 380 kg de alimentos vencidos na cozinha e no salão de festas da instituição.

 A polícia, ao dar cumprimento ao mandado, não entrou em uma sala anexa à secretaria, que servia de depósito de alimentos.

A existência do depósito foi propositalmente ocultada pelos responsáveis pelo asilo, pois sabiam que ali havia alimentos vencidos em grande quantidade. 

Assim, logo após a polícia sair do local, os dirigentes se organizaram e retiraram os alimentos, o que veio à tona somente no dia seguinte, com a apreensão do celular da presidente da instituição, no qual estavam registradas conversas de aplicativo relatando o fato.

Um novo mandado de busca e apreensão foi requerido e deferido pela Justiça, agora tendo como alvo a residência de um dos dirigentes. Lá foram encontrados, no porão, mais 1.100 kg de alimentos vencidos e impróprios para o consumo que haviam sido retirados por eles do Lar dos Velhinhos.

Em visita ao Lar dos Velhinhos, dando sequência à apuração dos fatos, os Promotores de Justiça da 1ª e da 3ª Promotoria de Justiça - com atuação na defesa dos direitos, respectivamente, do idoso e do consumidor - perceberam que as impropriedades persistiam e requisitaram vistoria da Vigilância Sanitária no local.

A vigilância, por sua vez, apresentou relatório apontando, também, manipulação e estocamento inadequado e higienização precária. Registrou, ainda, quatro casos suspeitos de doenças transmitidas por alimentos entre os idosos.

Diante disso, foi solicitada a medida liminar para o afastamento dos dirigentes que tiveram participação nesses fatos e a nomeação da administração provisória, o que foi deferido pelo Poder Judiciário e cumprido.

 "O próximo passo é verificar todas as irregularidades e tentar, com a colaboração do administrador provisório, sanear a instituição", finalizou a Promotoria de Justiça.
Nome

Acidente,25,Acidente na BR-280,61,Agricultura,15,Auxílio Emergencial,4,Bela Vista do Toldo,42,Brasil,443,Campo Alegre,1,Canoinhas,1496,Censura,1,Coronavírus,259,Crime,13,Crime Ambiental,5,Cultura,47,Curiosidades,32,Denúncia,1,Destaque,20,Diversidades,4,Economia,169,Educação,132,Eleições,15,Emprego,4,Entretenimento,14,Esporte,27,Estado é responsável,1,Famosos,11,Feminicídio,14,Frio,1,Golpe,2,Homenagem,15,Humor,5,Incêndio,8,Inusitado,1,Irineópolis,73,Itaiópolis,75,Jaraguá do Sul,2,Joinville,34,Leilão,1,Lockdown,1,Mafra,176,Mais do mesmo,1,Major Vieira,191,Manchete,908,Matos Costa,1,Memórias,10,Minas Gerais,2,Monte Castelo,36,Nossa história,23,Notícias Internacionais,67,Ocorrências Policiais,755,Papanduva,115,Paraná,291,Polícia Ambiental,100,Polícia Civil,71,Política,690,Porto União,163,Previsão do tempo,157,Redes Sociais,30,Regional,1667,Rio Canoinhas,19,Rio Grande do Sul,40,Rio Negrinho,82,Santa Catarina,1424,Santa Cecília,19,São Bento do Sul,59,São Mateus do Sul,49,Saúde,263,Sério isso?,1,Solidariedade,49,Tecnologia,1,Timbó Grande,14,Tráfico,1,Tragédia em Minas Gerais,9,Tragédia no sul catarinense,1,Trânsito,2,Três Barras,579,União da Vitória,49,Utilidade Pública,328,Variedades,1081,Violência contra mulher,25,
ltr
item
Canoinhas Online: Justiça afasta diretoria de asilo em Mafra que servia alimentos vencidos aos idosos
Justiça afasta diretoria de asilo em Mafra que servia alimentos vencidos aos idosos
Diretores da entidade foram afastados após a apreensão de 1.500 kg de alimentos vencidos que seriam servidos aos idosos.
https://1.bp.blogspot.com/-rNQ-m3tNZ1Y/XTphV3y2KuI/AAAAAAAAWJ4/oUtUe2633Eswub4OeQUXMbpzCYJfNRSOACLcBGAs/s1600/asilo%2Bmafra%2Bcomida%2Bvencida.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-rNQ-m3tNZ1Y/XTphV3y2KuI/AAAAAAAAWJ4/oUtUe2633Eswub4OeQUXMbpzCYJfNRSOACLcBGAs/s72-c/asilo%2Bmafra%2Bcomida%2Bvencida.jpg
Canoinhas Online
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/07/justica-afasta-diretoria-de-asilo-em.html
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/
https://www.canoinhasonline.com.br/2019/07/justica-afasta-diretoria-de-asilo-em.html
true
314757626133630520
UTF-8
Carregar todas as notícias Not found any posts Ver mais Continue lendo Reply Cancel reply Delete Por Home PÁGINAS PÁGINAS Ver mais RECOMMENDED FOR YOU Resultado para ARQUIVO PESQUISAR TODAS AS NOTÍCIAS Not found any post match with your request Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atras 1 hora atrás $$1$$ hora atrás Ontem $$1$$ dia atrás $$1$$ semana atrás mais de 5 semanas atrás Follow Este conteúdo é Premium Compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy