bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Idosos participam do projeto “Bombeiro da Melhor Idade” em Santa Catarina

Avatar photo

Para participar, basta ter no mínimo 60 anos de idade e ir ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar mais próximo. Foto: CBMSC/Divulgação
Além do atendimento efetivo em ocorrências, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atua fortemente em campanhas de prevenção, promovidas em projetos sociais oferecidos em todo o estado. 
Um destes projetos, o “Bombeiro da Melhor Idade”, tem como objetivo capacitar cidadãos para agir em situações de emergência e atuar em primeira resposta, evitando ou minimizando acidentes domésticos. 
Mais de 100 idosos já foram certificados no Projeto Bombeiro da Melhor Idade, desde 2017,  na área atendida pelo 13º Batalhão Bombeiro Militar, no litoral catarinense.  
 Foto: CBMSC/Divulgação
No primeiro ano do programa, as turmas eram formadas apenas em Balneário Camboriú. Em 2019, o projeto foi expandido para todas as companhias do batalhão, com 30 vagas abertas em cada unidade.
Em Lages e nos municípios atendidos pelo 5°Batalhão Bombeiro Militar, os idosos certificados como Bombeiros da Melhor Idade costumam frequentar os quartéis do CBMSC mesmo após formados. 
A ação é uma troca produtiva tanto para os idosos que prestam serviços voluntários nos batalhões do Corpo de Bombeiros quanto para os militares, que podem contar com esta valiosa parceria.
A interação dos idosos nos quartéis é contínua, o que aproxima ainda mais o contato do Corpo de Bombeiros Militar com a comunidade.
O curso

Com uma carga de 30 a 40 horas, dependendo do batalhão, o curso conta com noções de primeiros socorros, prevenção em acidentes e incêndio, além de conhecimentos institucionais sobre o CBMSC. 

Entre as disciplinas abordadas estão: segurança no lar; percepção de riscos; acionamento dos órgãos de emergência, além de Atividades físicas na Melhor Idade – módulo que expõe cuidados que os idosos devem manter para a promoção da qualidade de vida.

Para participar, basta ter no mínimo 60 anos de idade e ir ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar mais próximo. 

Em alguns municípios, as inscrições também são feitas na sede da Prefeitura, através da Secretaria do Idoso ou Secretaria de Inclusão Social. Para cidades que não possuem o serviço, a orientação é entrar em contato diretamente com os quartéis da corporação.