![]() |
Uma das formas de contágio é através de inalação de gotículas expelidas durante os espirros e tosses de pessoas infectadas. |
Os casos ocorreram no último mês, porém apenas dois deles haviam sido computados pelo órgão.
Em nota, a Dive afirmou que o pai tinha 62 anos, apresentou sintomas da doença e morreu no dia 13 de junho, mas não procurou atendimento médico, por isso não chegou a ser internado.
“A causa da morte foi declarada como parada respiratória, por isso a morte dele ainda não entrou no nosso boletim. No entanto, ainda será notificada como morte por influenza por vínculo epidemiológico (um caso no qual o paciente tem tido contato com um ou mais pessoas que têm/tiveram a doença ou tem sido exposto a uma fonte pontual de infecção).” declarou a Diretoria no documento.
A mãe tinha 59 anos e possuía doença cardiovascular, fator de risco para a Influenza. Segundo a Dive, ela apresentou sinais da gripe no dia 9 de junho, foi internada no dia 12 e morreu no dia 15 de junho.
A filha do casal, de 36 anos, teve sintomas antes, no dia 8 de junho, porém procurou atendimento apenas no dia 14 de junho – quando foi internada – e morreu 10 dias depois, no dia 24.
A Diretoria informou que ela também estava no grupo de risco por apresentar doença cardiovascular.
Gripe A - ou Influenza H1N1
A gripe ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa correm alto risco.
Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.
A gripe é tratada principalmente com repouso e ingestão de líquidos para permitir que o corpo combata a infecção por conta própria. Analgésicos anti-inflamatórios vendidos sem prescrição médica podem ajudar com os sintomas. Uma vacina anual pode ajudar a prevenir a gripe e limitar suas complicações.
Como é a propagação
Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro)
Por contato com a pele (apertos de mão ou abraços)
Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas)
Por toque em uma superfície contaminada (cobertor, maçaneta, celular)
A prevenção da doença é feita com vacinas e regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência.