bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Comissão de Educação recebe professor da Universidade do Contestado

Avatar photo

Os deputados que integram a Comissão de Educação, Cultura e Desporto  aprovaram nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei, de autoria do deputado Coronel Mocelin, que trata da obrigatoriedade dos alunos da rede pública estadual apresentar a Caderneta de Vacinação para realizar a matrícula.

O colegiado ainda abriu espaço para o coordenador de mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado do Planalto Norte, Alexandre de Assis Tomporoski. A UnC atende cerca de 10 mil estudantes em toda a região.

Tomporoski foi pedir apoio aos deputados para as propostas do programa na região. Falou que a situação não é nada otimista. A região do contestado apresenta 6% de analfabetismo.
A ideia é fortalecer a pesquisa ciência e buscar parcerias para o programa.

O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional concebe o desenvolvimento de forma multi e interdisciplinar. Nessa direção, o desenvolvimento é entendido como resultado de um conjunto de fatores institucionais, culturais, econômicos, políticos, sociais e científico-tecnológicos.

Da mesma forma que o programa de mestrado em Desenvolvimento Regional e Universidade do Contestado podem contribuir para a educação catarinense representando essa ponta de lança na transformação regional, também demanda o aporte, o apoio. É um dos caminhos em que nós encontramos os subsídios para as bolsas, por exemplo. É algo complicado, mas que sem dúvida alguma é um caminho fundamental para melhorar as condições sócio econômicas da região, afirmou Alexandre.

*Assessoria ALESC