bom_apetite_canoinhas

cursos

sementes_tabaco

Emoji de chimarrão deve chegar nos aplicativos de mensagens até o fim de março deste ano

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Quem aprecia aquele mate amargo, seja no Brasil ou em outros países da América Latina, estará mais representado nas redes sociais neste ano.

A Unicode, responsável pelos emojis utilizados em plataformas como WhatsApp e Facebook, garantiu que o mate uma cuia com erva e bomba)estará entre os mais de 200 novos emojis que serão lançados até final de março deste ano.

Emoji do chimarrão é um dos mais de 200 ´cones que serão lançados/Arquivo

A medida ocorre após campanha de jornalistas argentinos do La Nación. “A América Latina não tem nenhum emoji que nos represente, e a escolha do mate é um orgulho para nós“, argumentaram eles.
O pedido foi feito em maio do ano passado.


Além do símbolo do mate, a nova atualização, que se chama Unicode 12.0, também contará com mais representatividade para pessoas com deficiência física, como um ícone de cadeirante.

O emoji de menstruação também deve chegar junto com os novos ícones.

Ícone tem formato de uma gota de sangue e foi criado por uma ONG inglesa/Divulgação

O novo emoji, uma gota de sangue, é resultado de uma campanha criada pela ONG Inglesa Plan International UK, que trabalha pela defesa de crianças e garotas ao redor do mundo.

A ideia da organização, ao propôr uma figura que retratasse a menstruação, era ajudar a diminuir o estigma que ainda ronda o assunto.

Uma pesquisa conduzida pela mesma ONG em 2017 mostrou que quase metade das meninas entre 14 e 21 anos sentiam vergonha da própria menstruação.

Com o emoji se transformando em uma das formas de linguagens que mais crescem em todo mundo, nós percebemos que um emoji de menstruação poderia ajudar a mudar as coisas”, disse a ONG.

O processo de inclusão pode ter tempo de duração distinto entre os aplicativos.