cursos

bom_apetite_canoinhas


Velho golpe para roubar sua senha do Facebook está de volta. Proteja-se!

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Que o Facebook e o WhatsApp são palcos perfeitos para golpes, não é novidade. O problema é que muitas pessoas ainda utilizam as plataformas sem qualquer cuidado e essa atitude é ouro para criminosos.

Em vários grupos no Facebook, mensagens chamativas, sendo de oportunidade de emprego ou de adoção de cachorros de raça, estão fazendo muitas pessoas caírem em um link falso redirecionado.

O golpe é antigo, tinha sumido um pouco, mas voltou com força total. Milhares de internautas estão relatando a invasão em suas contas.

Exemplo de anúncio de golpistas que está circulando nas Redes Sociais/Reprodução
O tal link faz você colocar seus dados em uma página, que é praticamente igualzinha a página de login do Facebook mas na verdade nada tem a ver com a rede social. 
Aí você coloca seu usuário e senha e…pimba. Os golpistas já tem seus dados para entrar na sua conta, postarem em seu nome, lerem suas mensagens e pegarem todos os seus dados.
Além de que, ao postarem em seu nome, seus amigos vão confiar na postagem (achando que foi você) e vão clicar também.

Nas postagens de emprego, o tipo de emprego e valor pago sempre mudam, mas o modo de agir é sempre o mesmo, tendo que o interessado clicar no link para entrar em contato.

No outro tipo de postagem são oferecidos filhotes de diferentes raças que normalmente são vendidas a preços altos. O publicador do post diz que é de uma ONG e quer doar os filhotes, para isto o possível adotante precisa fazer um cadastro em um link.

Depois que você clica no link é redirecionado a um outro link que te redireciona a uma página com o mesmo layout do Facebook mas é uma página falsa.

Página falsa do Facebook. Preste sempre atenção no endereço que aparece no navegador.
Para quem vê acha que é a página oficial do Facebook mas observando a URL é possível notar que o site é apenas uma cópia. A partir do momento que você insere seu login e sua senha seus dados serão enviados para um golpista que terá acesso total à sua conta.

Para saber se sua conta do Facebook foi invadida e está postando indevidamente em grupos basta entrar no seu Registro de atividades do Facebook e ver a atividade da conta.

Se você desconfia que sua conta foi invadida altere sua senha imediatamente. Outra opção é inserir a verificação de segurança em duas etapas.

É preciso ter um celular para obter o código extra, seja por meio de um app ou via SMS.

Em Segurança e Login, verifique o local onde está conectado. 

Outra opção é entrar em “Configurações – Segurança e Login“, e ver onde você está conectado. Se achar um local suspeito,  de onde nunca se conectou, saia de todos os lugares imediatamente, clicando nos três pontinhos que tem ao lado, e altere sua senha.
Você não quer sua conta invadida, não é mesmo? Então proteja-se. Não clique e não compartilhe links suspeitos.