Semana será de temperaturas elevadas e pancadas de chuva em SC

Nesta segunda-feira (14), as temperaturas seguirão elevadas passando dos 30ºC em boa parte das cidades catarinenses.

Como vem sendo o padrão deste mês, ao longo do dia haverá pancadas de chuva de verão. Segue a distribuição irregular dos últimos dias, ou seja, algumas cidades ficarão só na ameça da chuva.


CALOR

Ao longo da semana as temperaturas voltarão a ser destaque. Isso porque elas sobem um pouco mais em relação ao que vem fazendo.

O calor será mais forte na faixa Leste, Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Destaque para a quarta e quinta. 




TERÇA-FEIRA

A previsão é que novamente o sol esteja presente entre nuvens em todas as regiões. Como o ar quente e úmido permanece, novamente há previsão de chuva em forma de pancadas. 

Ainda mal distribuída apenas em algumas regiões. Sempre importante destacar que quanto mais próximo de áreas de morros, maior a chance destes pancadas de chuva aparecerem.

QUARTA-FEIRA

Presença de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoada à tarde e noite. Chuva mais isolada em relação aos dias anteriores, devido ao predomínio de uma massa de ar seco.

Temperatura em elevação no decorrer do dia.

QUINTA-FEIRA 

muitas nuvens e poucas aberturas de sol em SC e pancadas de chuva com trovoada ao longo do dia em todas as regiões.

Temperatura em elevação.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de janeiro de 2019

No início do período, permanece uma condição de tempo favorável para temperaturas elevadas em SC, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão. 

A partir do dia 20, os sistemas frontais se concentram no litoral de SP, favorecendo maior frequência de dias de chuva no norte catarinense, e menor elevação da temperatura no Estado.

Marcelo Martins - Meteorologista (Epagri/Ciram)