Criança de dois anos cai pela janela do 2º andar de um sobrado, no bairro Sossego em Canoinhas

Uma criança de apenas dois anos caiu de uma altura de 3,5 metros, na manhã desta segunda-feira (07), no bairro Sossego, em Canoinhas.

A central dos Bombeiros foi acionada às 10h, para uma residência na Rua Emílio Scholze, ao lado Policlínica, onde a informação era de que uma criança havia caído por uma janela, do 2º andar de um sobrado.

Local onde a criança caiu. Foto: Bombeiros

Uma equipe deslocou-se imediatamente com o ABTR-124 (Auto Bomba Tanque Resgate) para o local e encontraram a pequena A. T. S., de 02 aninhos, no colo de sua mãe.




Informações repassadas aos bombeiros relatam que enquanto a mãe foi buscar um alimento, a criança subiu em uma cama próxima da janela e caiu.

A guarnição assumiu a vítima, iniciando os procedimentos de estabilização seguindo o protocolo de Atendimento Pré Hospitalar, enquanto aguardava a equipe da ambulância que já estava deslocando.

Com a chegada do Auto Socorro de Urgência (ASU), após uma avaliação completa, a criança foi imobilizada e conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento.

As guarnições utilizaram nessa imobilização, o KED – Colete de Imobilização Dorsal, que apesar de ser um equipamento de resgate veicular, é bastante apropriado, por encaixar-se perfeitamente no corpo de crianças dessa idade.



A equipe médica da UPA de Canoinhas enalteceu a conduta das equipes dos Bombeiros e elogiou os procedimentos adotados na imobilização.

Embora houvesse várias pessoas insistindo pra que a primeira equipe conduzisse a vítima de imediato, o Chefe de Socorro da guarnição optou por aguardar e realizar a conduta correta.

Felizmente a menina não teve lesões graves, recebendo alta após atendimento médico.


Os Bombeiros orientam, em ocorrências dessa natureza, a não mexer na vítima de maneira precipitada ou inadequada. 

O correto é acionar o serviço de emergência e aguardar a chegada das equipes, seja dos Bombeiros ou do SAMU.