PM Ambiental de Canoinhas é homenageada com nova cerveja, a Grüne Schutz

Rótulo da nova cerveja Grüne Schutz , que quer dizer "proteção verde'" Foto/Divulgação


A Cervejaria Linden Bier, empresa conceituada no segmento de cervejas artesanais, traz sua primeira cerveja estilo Witbier, a Grüne Schutz.

A Grüne Schutz nasce com a inspiração buscada em uma instituição direcionada para a proteção do meio ambiente no Planalto Norte Catarinense, a 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policia Militar Ambiental de Santa Catarina, situada em Canoinhas, a qual completará, em 18 de dezembro, 20 anos de existência.




O produto envasado em 500 ml possui 5,0 % de teor alcoólico e 11 IBU (índice de amargor). Considerada uma cerveja de trigo refrescante de origem belga com aroma e sabor de semente de coentro, casca de limão siciliano e laranja.

O nome em alemão significa “proteção verde”, que remete aos inícios dos trabalhos da Polícia Ambiental em Canoinhas e sua missão de zelar pelo cumprimento da legislação ambiental, da defesa da fauna e da flora silvestre em toda área de circunscrição da unidade.

Polícia Militar Ambiental de Canoinhas


A 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental iniciou seus trabalhos em Canoinhas em 18 de dezembro de 1998 com a denominação de 12º Pelotão de Polícia Ambiental, abrangendo 28 municípios do Planalto Norte e Meio Oeste catarinense, totalizando 23 policiais militares para fiscalizar nas áreas da fauna, flora, poluição, pesca e realizar a educação ambiental.
Em novembro de 2009 o pelotão foi elevado à categoria de Companhia, passando a denominar-se 6a Companhia de Polícia Ambiental. Foram criadas novas subunidades em municípios próximos: Pelotão de Caçador e Grupo de Porto União, ambos subordinados à 6ª Companhia em Canoinhas.
Diante disso, a unidade de Canoinhas passou a atender nove municípios do Planalto Norte: Canoinhas, Major Vieira, Três Barras, Mafra, Rio Negrinho, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo e Santa Cecília.
Atualmente a 3ª Companhia em Canoinhas faz parte do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental situado em Chapecó, e é comandada pelo Major PM Christopher Rudolf Froehner, e neste ano completa 20 anos de existência.

Sobre a Cervejaria Linden Bier 

A cervejaria Linden Bier é fruto de um sonho antigo e que só se tornou realidade em 2013, quando o Treze Tílias Park Hotel  na cidade de Treze Tílias (SC), inaugurou a Cervejaria Linden Bier, uma marca que segue os preceitos da Lei de Pureza da Alemanha de 1516.

Atualmente, o Treze Tílias Park Hotel é o único estabelecimento hoteleiro em toda a América Latina a contar com uma fábrica de cerveja dentro de suas dependências.

Uma curiosidade interessante é que o nome da cervejaria faz uma homenagem à cidade – em alemão, “Treze Tílias” é “Dreizehnlinden”.

Por sua vez, a cidade foi batizada em referência a um poema épico do escritor austríaco Friedrich Wilhelm Weber. As tílias eram consideradas árvores sagradas para os povos germânicos.