Beto Passos convoca sessão extraordinária para votar aumento da COSIP


Vereadores foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (20), com ofício para convocação de sessão extraordinária para o dia de hoje, para tratar da votação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar 04/2018, que aumenta até 62% a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).




O oficio partiu do gabinete do prefeito de Canoinhas, Gilberto dos Passos, ao presidente da Câmara de Vereadores, Coronel Mario Erzinger.

A convocação acontece apenas dois dias após o líder do governo na Câmara, Vilmar Sudoski (PSD) retirar de pauta o projeto, que já iria para 2ª votação.

Segundo Sudoski, o projeto voltaria à Câmara (se voltasse), somente em janeiro ou fevereiro de 2019, quando então teria sido melhor discutido e avaliado.

A COSIP é uma taxa cobrada pelo município para investimentos nos serviços de iluminação pública. Os valores cobrados são definidos por meio de lei municipal, e o valor é inserido nas faturas de energia elétrica.
Entre as justificativas do Governo Municipal para o aumento na arrecadação, uma delas é a de modernizar o sistema de iluminação pública do município de Canoinhas, com a ampliação da substituição das luminárias existentes por equipamentos com tecnologia de LED, a cada ano.

A notícia está causando espanto entre os canoinhenses, que não encontram explicação para essa convocação feita às pressas para votar em um projeto que já se havia decidido ficar para 2019.

Também estão na pauta, para serem votados, o Projeto de Lei nº 178/2018 que "Aprova o plano decenal da criança e do adolescente no âmbito do Município de Canoinhas", e o Projeto de Lei 179/2018 que 'Autoriza o repasse anual de recursos ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas'.

A sessão está confirmada para hoje (20), às 17h30, na Câmara de Vereadores de Canoinhas.
Não conseguimos contato com o prefeito Beto Passos para melhores esclarecimentos.