Vacina contra Febre Amarela é obrigatória para todos os catarinenses

Em comunicado, a DIVE - Diretoria de Vigilância Epidemiológica , informou que todos os moradores de Santa Catarina com idade entre 9 meses e 59 anos devem tomar a vacina contra a febre amarela. 

As pessoas com mais de 60 anos também devem ser imunizadas, desde que sejam avaliadas pelo serviço de saúde para identificar se possuem alguma contraindicação.

Antes, 162 municípios catarinenses é que tinham a obrigação de se vacinar contra a febre amarela. Depois, o Ministério da Saúde decidiu estender a vacinação a todos os municípios do estado.

A ampliação da vacinação para os demais municípios está sendo realizada de forma gradativa, em seis etapas, que iniciou em setembro de 2018 e previsão de término em fevereiro de 2019.

Nos municípios catarinenses em que a ação de ampliação estiver ocorrendo, a vacina contra a febre amarela será oferecida nas unidades de saúde. 

Nos demais municípios, a vacinação vai continuar ocorrendo nas unidades de referência, para evitar a perda de doses – após abertura do frasco, a utilização da vacina deve ocorrer em até, no máximo, seis horas.

A previsão é que 3.357.780 pessoas sejam vacinadas em Santa Catarina contra a febre amarela.

Em todo o estado, segundo o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), no período de 1 janeiro a 21 de setembro de 2018, foram notificados 53 casos suspeitos de febre amarela.

Calendário para Novembro:

Apiúna, Botuverá, Brusque, Gaspar, Gabiruba, Ascurra, Doutor Pedrinho, Rodeio, Benedito Novo, Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Salete, Santa Terezinha, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles, Witmarsum, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves, Penha).

Confira o calendário de todo o estado no site da DIVE.