Evento em Canoinhas destaca a importância de investir em energia solar

Evento teve a presença do presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos e
entrega de certificado Solar
Aconteceu na quarta-feira (31), na Câmara de Vereadores de Canoinhas, mais uma edição do Município Solares, uma iniciativa do Instituto Ideal e da Federação Catarinense de Município (Fecam), com apoio da Quantum Engenharia, empresa catarinense líder no setor de energia solar, e Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte).

O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, coronel Mario Erzinger (PR); presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos; prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri; vereador de Três Barras, Laudecir Gonçalves; secretários municipais de Canoinhas e demais lideranças da região.

O presidente da Instituto, apresentou aos presentes a importância e viabilidade de investir em energia solar, uma geração limpa e econômica. O evento apresentou soluções práticas e cases de energia solar, para mostrar a importância de investir na geração por meio de placas fotovoltaicas, garantindo economia aos cofres públicos.

Canoinhas tem muito interesse em seguir esse belo exemplo da energia solar, diminuindo a conta de luz do nosso município, além de ser uma fonte limpa que tem ganhado importância em todo mundo”, destaca o presidente da Câmara, Mario Erzinger, que participou de toda o evento.

Durante o encontro o prefeito Luiz Shimoguiri recebeu, em nome da prefeitura, o certificado Selo Solar, por ser pioneiro o investimento na instalação do sistema fotovoltaico na Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), sendo a única unidade de ensino do Estado de Santa Catarina, até o momento, a produzir sua própria energia elétrica a partir da radiação solar.

Além do prefeito, também receberam o certificado o diretor da Sociedade Cooperativa União Agrícola (Agrosem), Cláudio Fujita, e o diretor da Moreschi Comércio de Pneus, Diogo Moreschi.

Erzinger já apresentou requerimento solicitando adesão ao Programa em Canoinhas

O Projeto “Municípios Solares” já foi motivo de requerimento de Erzinger à secretaria de Planejamento no mês de agosto. Na solicitação, o presidente da Câmara pede ao município que realize estudos necessários para análise de viabilidade para adesão ao importante projeto. 

Além da questão da sustentabilidade da geração de energia limpa através de placas fotovoltaicas, o projeto garante ao município vários benefícios em médio prazo, principalmente quanto à geração de economia para os cofres públicos”, defende o autor do requerimento.