Pesquisar neste site

Celesc anuncia que a subestação Canoinhas-Rio da Areia será energizada até dezembro

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), anunciou na segunda-feira (21), ações preventivas e investimentos da ordem de R$ 360 milhões que devem garantir a confiabilidade do sistema elétrico na temporada 2018/2019.

Subestação da Celesc em Canoinhas. Imagem/Arquivo
O sistema elétrico de alta tensão catarinense possui aproximadamente 5 mil quilômetros de linhas de transmissão de 138 mil e 69 mil Volts, com cerca de 300 transformadores de potência e capacidade de 7,3 mil MVA para uma demanda atual de 4,6 mil MVA.

Até dezembro, mais duas subestações (Sangão, e Canoinhas Rio da Areia) estarão energizadas e vão ampliar essa capacidade. 


As obras vão representar incremento de 1 mil quilômetros de rede, boa parte com cabos protegidos. Somente nas áreas rurais, foram instalados 710 quilômetros desses cabos, que contam com capas protetoras e garantem maior robustez na rede, aumentando o isolamento do sistema e minimizando a atuação de fatores externos.

Conforme a empresa, a temporada de verão é a época em que Santa Catarina recebe milhares de turistas, é também o período do ano em que o comportamento do sistema elétrico demanda mais atenção. 

Além do crescimento do consumo e o conseqüente aumento da demanda de energia, é no período de dezembro a março que, historicamente, são registrados os eventos climáticos que mais afetam o desempenho do fornecimento de energia, tais como temporais, ventanias e descargas atmosféricas.

No verão, o número de temporais é de 35% maior que nas demais estações do ano. 

Por conta desse cenário a Celesc vai concentrar esforços e desenvolver ações específicas no reforço do sistema, manutenção preventiva e ampliação do número de equipes para atendimento de emergências. 

Em caso de falta de energia, o consumidor tem à disposição o Call Center da empresa (0800 48 0196) ou alternativamente o envio de SMS, via celular, com o texto (48196 sem luz + número da unidade consumidora ou CPF do titular).