Pesquisar neste site

CAPS de Três Barras promove 1ª Mostra de Talentos

Momentos de emoção e superação marcaram a 1ª Mostra de Talentos promovida pela direção, equipe multiprofissional e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Viva Bem, de Três Barras, na quarta-feira (14).



Houve exposição de peças confeccionadas pelos pacientes nas aulas de marcenaria, como sofás de madeira, mesas de centro e porta livros, peças de artesanato feitas em tecido e retalhos, além de produtos cultivados e colhidos na própria horta da unidade, além de apresentações culturais.



Motivados, pacientes das oficinas de dança e de capoterapia também mostraram talento e foram bastante aplaudidos pelo público.

A programação ainda contou com declamações de poesia e o relato de uma paciente sobre a importância do Caps na sua recuperação.

Coordenadora do Caps, a enfermeira Maria Emília Jubanski destacou o comprometimento de toda a equipe na busca dos cuidados com a saúde mental e reinserção social dos pacientes. “São profissionais unidos e que trabalham com muito amor”, acrescentou.

O Caps


Situado na Avenida Abrahão Mussi, no distrito de São Cristóvão, o Caps é um espaço dedicado ao tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e/ ou severos, alcoolismo e dependência química. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Dos 480 cadastrados, 70 participam ativamente dos grupos de terapia intensivos e semi-intensivos que visam à reinserção social, o cuidado da saúde mental e a troca de experiência entre a equipe multiprofissional e os próprios pacientes.

A equipe multiprofissional é composta por médico em saúde mental, psicóloga, assistente social, farmacêutica, enfermeira, técnico de enfermagem, nutricionista, professor de educação física, professoras de artes, professor de capoterapia, estagiária, recepcionista, auxiliar administrativa, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais.

O Caps ainda oferece oficinas de atividade física e de artesanato, com ênfase na pintura em tecido e bordado, desenho, costura tricô, crochê, confecção de flores de papel e bonecos de pano, utilizando na sua maioria material reciclável.