Pesquisar neste site

Bombeiro de Canoinhas participa de treinamento de Busca e Resgate que envolve queda de estruturas

Entre os dias 5 e 9 novembro, o Centro de Treinamento de Tijucas realizou o 2º Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.


Bombeiros durante simulação de resgate em estrutura colapsada. Foto: Divulgação
Foram 70 horas de instruções diurnas e noturnas, que teve a participação de 18 alunos, inclusive de outros Estados da Federação.

O sargento BM Marcio Barbosa, da Corporação do 9º Batalhão de Bombeiro Militar de Canoinhas participou de tão importante treinamento.

Sargento BM Marcio, do 9º Batalhão de Bombeiro Militar de Canoinhas. Foto/Divulgação
O objetivo do curso é o aprimoramento das técnicas para localização, estabilização e extração de vítimas presas em estruturas colapsadas (ocorrências que envolvem quedas de estruturas e de edificações), utilizando os procedimentos adequados e seguros. 

Conforme oTenente Coronel BM Luciano Mombelli da Luz. "É nossa missão estar preparado para tudo que pode acontecer, com planejamento e técnicas indispensáveis que sirvam para nossos profissionais e para as vítimas”.




O curso deverá ocorrer anualmente, segundo o Tenente Coronel, como resultado de um projeto que vem sendo construído desde 2010.

Como funciona na prática


Os objetivos de desempenho do curso são: 
- capacitar os participantes a assumir as ações iniciais de primeira resposta ao chegar à cena
- aplicar o método START (Simples Triagem e Rápido Tratamento) às vítimas que se encontram na superfície


- aplicar as técnicas de busca e marcação, técnicas de remoção, levantamento e estabilização de cargas para o resgate de vítimas na superfície
- penetrar nas estruturas e escoar as áreas para penetração, além de estabilizar e extrair corretamente as vítimas.

Os participantes são colocados frente a um cenário simulado e devem complementar o exercício seguindo as técnicas e procedimentos apresentados e praticados durante o curso.