Pacientes do bairro Campo d’Água Verde começam a receber medicamentos em casa

Compartilhe:
 Uma vez por mês as equipes de agente de saúde farão a entrega nas visitas domiciliares.
Na última semana foi realizado o lançamento oficial do Programa “Medicamento em Casa”, do Governo do Município de Canoinhas, por meio da Secretaria de Saúde.

O projeto-piloto iniciou no bairro Campo D’Água Verde, onde os pacientes idosos, acima de 65 anos, hipertensos e diabéticos que fazem uso de medicamento contínuo, já cadastrados no programa e em acompanhamento médico, começaram a receber os medicamentos em casa neste mês.
A proposta é de ampliação para os demais bairros do Município no próximo ano.




Os medicamentos são separados os kits, armazenados em bolsas térmicas com monitoramento de temperatura, visando à qualidade e as boas práticas dos serviços. Uma vez por mês as equipes de agente de saúde farão a entrega nas visitas domiciliares.

Relacionado à estrutura, o Programa conta com uma farmacêutica que realiza a conferência dos medicamentos que são separados para cada um dos pacientes cadastrados.

Segundo a farmacêutica, Damaris Pires, “O Programa tem uma relação cerca de cinquenta medicamentos que podem ser entregues na residência do paciente. As sacolas são individualizadas e lacradas nominalmente a cada paciente. O principal objetivo é proporcionar um aumento de adesão ao tratamento e melhor controle clínico”.

Os pacientes são cadastrados na Unidade de Saúde, junto ao Programa. Os documentos obrigatórios para o cadastro são: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e a receita médica pelo setor de farmácia e profissionais técnicos.