Por não ter cartão do SUS, paciente agride funcionária da saúde, na serra catarinense

Câmeras de videomonitoramento registraram o momento em que o paciente agride a funcionária. Reprodução
Uma servidora da Policlínica de Lages foi agredida por um paciente após  a mesma pedir o cartão do SUS para poder marcar um exame.

A agressão ocorreu por volta das 12h de quarta-feira (3) e foi filmada pelas câmeras de segurança. Elas registraram quando o paciente entrou na policlínica.

Ele procurou a atendente para marcar uma consulta, mas estava sem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). "A servidora pediu o cartão SUS, porque ela é orientada a fazer isso, o sistema de informação não aceita se não tiver o cartão SUS. E ele se revoltou", afirmou a secretária de Saúde de Lages.



Nas imagens, é possível ver o momento em que o paciente agride a funcionária. Outro vídeo, gravado por um servidor, mostra a discussão do homem com outros trabalhadores da policlínica após a agressão.

"Não é o número que você quer? Está aqui o meu número, os documentos, está tudo aqui!", diz o paciente no vídeo. Ele tinha vários documentos, mas não o cartão do SUS, que era necessário.

"Tá, mas tem que ter alguém responsável, eu já vim duas vezes nessa m..., eu preciso marcar o exame", revolta-se o paciente. Ele foi orientado a conversar com o responsável pelo setor, para tentar resolver o problema, mas preferiu partir para cima da funcionária.

Ele foi detido por um servidor até a chegada da PM. Aos policiais, alegou estresse e revolta. Ele assinou um termo circunstanciado e deverá comparecer a uma audiência para responder por desacato e agressão.

A servidora passou por exame de corpo de delito e está recebendo apoio da prefeitura.

No mês passado, o estado teve outro caso de agressão em uma unidade de saúde. No Hospital Santo Antônio de Itapema, no Litoral Norte, um paciente e o filho dele destruíram o guichê da recepção.