Em Canoinhas já choveu mais que o dobro previsto para o mês de outubro

Esquina da ruas Barão do Rio Branco e Duque de Caxias, como de praxe, ficou um rio/Reprodução
Em Canoinhas, Itaiópolis, Papanduva,  já foram registrados mais de 300 milímetros de chuva até esta sexta-feira (19), sendo que a média esperada para esses municípios, durante todo o mês, é de 137 milímetros.

Desde a primeira semana do mês de outubro, moradores de municípios localizados nas regiões Norte e Oeste do Estado tem sofrido com enchentes, destelhamento e deslizamentos de terra. O motivo são as intensas chuvas, acompanhada de temporais, que têm atingido essas regiões.


Do ponto de vista meteorológico, a explicação para tantos períodos de chuva está nas áreas de baixa pressão atmosférica que resultaram no grande acúmulo nestas regiões.

A chuva, no entanto, deve dar uma trégua neste fim de semana. Esta sexta (19), o sábado (20) e o domingo (21) deve ser de sol nestes municípios. Já para a próxima semana, a previsão não é nada animadora.

A trégua deve ajudar a baixar o volume dos rios na região.  O Rio Canoinhas atingiu o nível de estado de atenção nesta sexta-feira (19), passando dos 6 metros.

Às 23h30 de hoje (19), a leitura indicava 6,16 metros conforme a Epagri/Ciram.

Volume de chuva registrado nos municípios:

Canoinhas 
Chuva acumulada - 306 mm
Volume esperado para o mês de outubro - 144 mm

Papanduva
Chuva acumulada - 301,4 mm
Volume esperado para o mês de outubro - 137 mm

Itaiópolis
Chuva acumulada - 305,6 mm
Volume esperado para o mês de outubro - 131 mm

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina - Epagri/Ciram