Câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo


Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.  Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

A doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.




O diagnóstico precoce, ainda é a maior arma para diminuição da mortalidade pelo câncer de mama.

Independente da idade, todas as mulheres devem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Você sabia que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres?
Faça o auto exame uma vez por mês, de 5 a 7 dias depois da menstruação (ou um dia fixo para quem não menstrua)!

Fique atenta aos sinais:



Como surgiu o Outubro Rosa 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, na última década do século 20, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro.

Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Obelisco em SP foi o primeiro monumento a ser iluminado, em 2002.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP, no dia 02 de outubro de 2002.


Em 2008 foi a vez do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ser iluminado com a cor do movimento.
Em outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa.