Bombeiras de SC organizam evento sobre prevenção ao Câncer de Mama


Na sexta-feira (26/10), Bombeiras Militares de Santa Catarina, profissionais civis e profissionais da Secretaria da Segurança Pública se reuniram para se informarem sobre estratégias que podem prevenir o Câncer de Mama, o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.




Um dos temas abordados foi a importância da atividade física entre as mulheres em todas as fases da vida.
A atividade física é essencial tanto para prevenir o câncer, por favorecer hábitos de vida mais saudáveis, como para as mulheres que se encontram em tratamento da doença.

Alimentação saudável também foi abordado por uma nutricionista e especialista em nutrição. Ela destacou a importância do equilíbrio entre os alimentos e a importância de adotar alimentos mais saudáveis na dieta. 

Quanto menos embalagem e quanto menos industrializado for, melhor o alimento para ser consumido”, disse. 

Ingerir mais proteínas, até no café da manhã e reduzir um pouco só os carboidratos e açucares tem gerado bons resultados”, disse.

Para finalizar, o enfermeiro da SC Saúde, Everson Bertazo, falou sobre a necessária obtenção do equilíbrio hormonal nas mulheres. “Muitos dos sintomas e das queixas das mulheres com relação ao humor, aparência e sobrepeso estão relacionados às diferenças taxas hormonais”.

Há muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer, mas um fator particularmente importante para as mulheres é o desequilíbrio hormonal. 

Principalmente o desequilíbrio entre a progesterona e o estrogênio que podem causar vários tipos de câncer do sistema reprodutor feminino (mama, útero e ovário).
Para mais informações sobre desequilíbrio hormonal, consulte seu médico.

Fonte:Centro de Comunicação Social
Foto: Tiago Moritz- Soldado BM