Próximos três meses terá calor acima da média em Santa Catarina

Compartilhe:
Parte dos dias de setembro, outubro e novembro serão de temperatura acima do esperado. Foto: Canoinhas Online
A previsão climática para os meses de Setembro, Outubro e Novembro, aponta temperaturas acima da média em Santa Catarina, conforme nota emitida pelos meteorologistas do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do estado - CIRAM.

Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados em relação aos meses anteriores.

Na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem.




A chuva no trimestre é causada pela passagem de frentes frias, que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste.

Até outubro a atuação de ciclones extratropicais próximos ao Litoral Sul do Brasil, continuam ocorrendo com frequência, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura

Para o trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica. No início de setembro podem ocorrer dias mais frios, com temperatura baixa e formação de geada isolada ao amanhecer nas áreas altas do Meio Oeste e no Planalto Sul.
Porém a maior parte dos dias de setembro, outubro e novembro serão de temperatura acima do esperado.

Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para os próximos meses. Ressalta-se que na primavera em áreas costeiras o nevoeiro marítimo pode estender-se por mais tempo, da noite até parte da tarde do dia seguinte.