Começa a implementação da nova placa veicular padrão Mercosul

Compartilhe:
Nova placa de carro padrão mercosul
Nem todos os motoristas precisam fazer a troca de placas. A mudança é necessária apenas para os carros novos, que ainda serão emplacados, troca de propriedade, de domicílio e de alteração de categoria.
O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) foi o primeiro do país a implementar o modelo da nova placa veicular padrão Mercosul, nesta terça-feira (11).

O novo modelo vem equipado com QR Code para aumentar a segurança do usuário e diminuir as chances de clonagem.
A expectativa é que a placa melhore a segurança pública e a vida dos usuários de trânsito.





O modelo

A nova placa padrão Mercosul também tem uma nova aparência. Diferentemente das tradicionais, essa é azul e branca e possui quatro letras e três números. Ela virá com um código único que conterá todos os dados de confecção da placa, como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação.


A placa também é rastreável por meio de um aplicativo que ainda será disponibilizado pelo Denatran. De imediato, o objeto virá com o QR Code, mas possui outros itens de segurança que poderão ser ativados posteriormente, como o chip de dados variáveis.
A nova placa custa R$ 219,35.

Nem todos os motoristas precisam fazer a troca de placas. A mudança é necessária apenas para os carros novos, que ainda serão emplacados, e para os veículos com troca de propriedade, de domicílio e de alteração de categoria. Entretanto, quem desejar já pode adquirir o novo modelo voluntariamente.

Com informações da Agência Brasil.