Pesquisar neste site

Pressão alta: sorrateira e silenciosa ela é um perigo para adultos e crianças

Dor na cabeça e na nuca 'pode' indicar que a pressão está alta, mas não é regra.
A pressão alta, ou hipertensão, é uma encrenca silenciosa e sorrateira e suas consequências podem ser muito graves.

Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg).
Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta, mas de acordo com a nova diretriz americana, esse parâmetro já baixou para 130/80 mmHg.

Convém ficar atento a essa história porque a escalada da pressão arterial não costuma dar sintoma. Muitas vezes, quando uma pessoa é diagnosticada com hipertensão, já tem danos no coração, nos rins, nos olhos… 


Por isso a importância de checar a pressão pelo menos uma vez por ano. Quando o problema é flagrado cedo, com ajustes no estilo de vida e, se preciso, o apoio de um medicamento, a situação pode ser muito bem controlada. 

Como prevenção, as pessoas devem valorizar hábitos como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Além disso, é importante diminuir o uso de álcool e do tabagismo, por exemplo.

SINTOMAS

Quem tem hipertensão, pode não apresentar sintoma nenhum, mas alguns deles podem indicar que a pressão já está muito alta:

Enjoo;
Dor de cabeça;
Dor na nuca;
Sonolência;
Zumbido no ouvido;
Pequenos pontos de sangue nos olhos;
Visão dupla;
Dificuldade para respirar;
Palpitações cardíacas.

Estes sintomas de pressão alta geralmente, surgem quando a pressão está muito alta e, neste caso, o que se deve fazer é ir ao pronto socorro imediatamente ou tomar o remédio receitado pelo cardiologista, imediatamente.

HIPERTENSÃO INFANTIL

Para cuidar da criança com pressão alta é importante avaliar a pressão arterial pelo menos 1 vez por mês na farmácia, nas consultas com o pediatra ou se for possível em casa, com um aparelho de pressão com a braçadeira infantil.

Normalmente, os sintomas de pressão alta na criança são raros, sendo que a dor de cabeça constante, visão embaçada ou tonturas surgem apenas nos casos mais avançados.

É importante aferir a pressão arterial nas crianças ao menos uma vez no mês.
Sendo assim, os pais devem avaliar a pressão arterial da criança com objetivo de mantê-la abaixo dos valores máximos recomendados para cada idade.

Na criança, cada idade tem um valor diferente para a pressão arterial ideal e o pediatra possui tabelas mais completas, por isso, é recomendado fazer consultas regulares, especialmente se a criança estiver acima do peso ideal para a idade ou se reclamar de algum dos sintomas relacionados com a pressão alta.