Esqueleto humano, encontrado em Santa Catarina, pode ser pré-histórico

Esqueleto pré-histórico foi encontrado em terreno de obras de Florianópolis. Foto: Osvaldo Paulino da Silva/Arquivo pessoal
Um esqueleto quase completo pré-histórico foi encontrado em um sítio arqueológico localizado no terreno de obras para o Elevado do Rio Tavares, em Florianópolis.

Os arqueólogos estiveram no local, na quinta-feira (30), e fizeram todo o trabalho seguindo as exigências do Iphan (Instituto Nacional de Patrimônio Histórico).
Mais detalhes dessa ossada, inclusive o período em que aconteceu esse sepultamento, só deverão aparecer em cerca de seis meses.




Os arqueólogos afirmam que a ossada já havia sido encontrada há cerca de 15 dias, porém estava sob sigilo, mas a notícia se espalhou na quarta-feira (29).
Todo o material foi levado para análise em um laboratório nos Estados Unidos, onde serão feitos testes do carbono 14 [para [para verificar a idade].

Para os pesquisadores, a descoberta é considerada um prêmio. A ossada de um adulto de 1,50 m é de um índio sambaquieiro, povo ancestral que habitou o litoral do estado por mais de três mil anos, do ano 580 a 3.000 a.C (antes de Cristo).

"É uma grande conquista, por meio dele conheceremos a história de Santa Catarina. Temos muitas possibilidades, análises dos dentes, do DNA, dos artefatos ao redor do corpo", disse o arqueólogo-coordenador da pesquisa, Osvaldo Paulino da Silva - que acredita que esqueleto tenha em torno de três mil anos.
Neste espaço já foram encontradas, outras vezes, partes de esqueletos pelos funcionários da obra.

Silva ainda disse que a ossada indígena encontrada endossa a sustentação que os sambaquieiros tinham rituais fúnebres.

"Ele foi encontrado na mesma posição que os outros, barriga para baixo, cabeça virada para o sul e pés para o norte". Os pesquisadores também se surpreenderam com a boa conversação do esqueleto, pois aparentemente todos os ossos estão intactos.

Eles acreditam que a preservação do esqueleto se deve ao cálcio das conchas. Em tupi, sambaqui significa "amontoado de conchas".