Como e onde emitir a Carteira de Identidade em Canoinhas

Compartilhe:
Como tirar Carteira de Identidade RG em Canoinhas

A Carteira de Identidade é o principal documento de identificação no Brasil, sendo válido em todo o Território Nacional.

Para a emissão da Carteira de Identidade em Canoinhas, o cidadão deve comparecer no Instituto de Identificação/IGP, munido da documentação necessária.
Menores de 16 (dezesseis) anos devem estar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal. Será solicitada a identificação do acompanhante.

Desde o mês junho deste ano, o Instituto de Identificação de Canoinhas conta com o sistema biométrico, para captura de impressões digitais e fotografia para a confecção da carteira de identidade.

Com o novo sistema, as pessoas que possuem a idade de 6 a 60 anos não precisam mais levar a tradicional foto 3x4. O equipamento faz a captura das digitais e uma câmera digital é utilizada para fotografar a pessoa.




Documentos necessários

Certidão original ou cópia autenticada de:

-Certidão de nascimento (solteiros) ou
-Certidão de casamento (casados) ou
-Certidão de casamento com a devida averbação (viúvos, separados ou divorciados).

Menores de 6 anos e maiores de 60, além dos documentos, deverão levar uma foto 3x4 recente, colorida, com fundo branco, sem sorriso, sem camiseta branca ou regata, sem acessórios que encubram o rosto ou orelas.

Pode ser incluído o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Programa de Integração Social (PIS) na identidade, e para tanto é necessário que tenha em mãos os documentos originais para fins de comprovação.

A primeira via do documento de identidade emitida no estado é gratuita, e a segunda via é cobrado uma taxa de R$ 35,91 (paga em qualquer banco ou casa lotérica).
O RG leva em média 15 dias para ficar pronto.

O setor de identidade do IGP de Canoinhas funciona das 9h às 16:45h, de segunda a sexta-feira, na Rua João Allage, 197.