Atenção! Chuva volumosa em Santa Catarina nos próximos dias

Compartilhe:
Alerta de chuva volumosa para SC

Aviso metereológico da Epagri/Ciram nesta segunda-feira (20), emite alerta para chuva volumosa em Santa Catarina a partir da noite de hoje até ao meio dia de quarta-feira (22), em todas as regiões do estado.

Confira o boletim:

Início: 20/08/2018 às 20:00h
Fim: 22/08/2018 às 12:00h

Regiões:
todas.

Previsão: chuva persistente em SC, moderada a forte em alguns momentos, acompanhada de descarga elétrica. Maiores acumulados entre a noite de segunda-feira (20/08) e manhã de terça (21/08), e entre a noite de terça (21/08) e madrugada de quarta (22/08).

Acumulado de chuva: 30 a 50 mm em média, em 24 horas. Principalmente entre o Planalto Sul, Alto Vale e Grande Florianópolis, podem ocorrer pontuais mais elevados na terça (21/08), de 80 mm em 24 horas.




Maré Alta pode provocar alagamento em SC

Na terça-feira, 21/08, até o dia 22/08 (quarta), há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense.

Este fenômeno é devido à influência dos ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de aproximadamente 2,0 m próxima ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Recomendações da Defesa Civil de SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. 
Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Fonte: Epagri/Ciram - Defesa Civil de Santa Catarina