Novas promessas de reabertura do Hemosc de Canoinhas

Compartilhe:
A Câmara de Vereadores de Canoinhas divulgou nesta semana novas informações sobre mais um capítulo da novela HEMOSC em Canoinhas.

Só para relembrar, o posto de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia -Hemosc - de Canoinhas foi fechada no dia 2 de janeiro de 2017.

Em  março do mesmo ano, em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, o deputado estadual Antonio Aguiar oficializou (?) a reabertura do Hemosc no município. Desde então o assunto vem se desenrolando (ou enrolando-se) em capítulos.

Foram mais de 24 requerimentos solicitando informações sobre reabertura do Hemosc, por parte dos vereadores canoinhenses.

No último ofício recebido, a diretora do Hemosc, Denise Linhares, o gerente administrativo Edson de Amorim, e gerente técnica Patrícia Carsten, explicam como está o andamento para a efetiva instalação da Agência Transfusional do Hemosc, no Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

No documento é explicado que o projeto de reforma e adequação da área para instalação já se encontra para avaliação e aprovação da Vigilância Sanitária. O mesmo já havia sido apresentado, necessitando de adequações. A diretoria ainda explica que quanto ao tempo para liberação, não há informações.

É necessário também coleta de preços da parte civil para a reforma, e que somente poder ser feita mediante projeto aprovado.


Quando a aquisição dos equipamentos necessários, o Hemosc já providenciou todas as referências necessárias aos equipamentos e também as solicitações de aquisição, lembrando que serão realizadas pela Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon – Fahece, que os administra, e não requer licitação, tornando o processo mais rápido.

É confirmado o repasse de parte do investimento: “já recebemos parte do repasse de parte do investimento total para implementação do montante relativo à consecução do projeto em si”, explicam no ofício.

Uma vez aprovado o projeto, e estimado o prazo de conclusão da obra, o Hemosc pretende iniciar a contratação dos recursos humanos necessários, pois os mesmos necessitarão de treinamento adequado, que será realizado no Hemocentro Regional de Joinville e no Hemocentro Coordenador em Florianópolis”.

A vereadora Norma Pereira (PSDB) falou que acredita “que esta novela terá um fim agora”, diante de resposta da diretoria do Hemosc.

O Coronel Mário Erzinger (PR) parabenizou a insistência dos vereadores. “Foi um ano e meio de muita cobrança de todos os vereadores canoinhenses, vale a pena destacar. E afinal, somos a capital estadual do doador de sangue, e não será apenas mais um posto de coleta, mas segundo resposta da diretoria do Hemosc, teremos uma agência transfusional, o que é uma grande conquista”.

As promessas foram muitas nesses 17 meses, desde o fechamento da unidade. Em ano eleitoral, essas promessas tendem a aumentar. Vamos esperar os próximos capítulos....