A curiosa história da Praça 15 de Novembro em Canoinhas

Compartilhe:
A história geral de Canoinhas é conhecida, mas alguns fatos só são de conhecimento de pessoas que se aprofundam no assunto, ou de curiosos.
E foi a curiosidade que levou a equipe do Canoinhas Online a pesquisar fatos pouco conhecidos do município de Canoinhas.

Hoje vamos levar a você um pouco da história da Praça 15 de Novembro. Que praça é essa? Nós a conhecemos como Praça Dr. Oswaldo de Oliveira, popularmente chamada de Praça da Matriz.

Não há registro do ano em que a praça foi construída, visto que só encontramos registros a partir de 1930, quando até então o município denominava-se "Ouro Verde", em alusão à principal riqueza da época, a erva mate.

Única imagem encontrada da praça 15 de Novembro, hoje praça Dr. Oswaldo de Oliveira. Observa-se que já existia um coreto. 
A história da praça 15 de Novembro

Em 14 de fevereiro de 1930, o cidadão, João A. Mattoso, Sub-Prefeito em exercício do cargo de Prefeito Municipal de Ouro Verde, Estado de Santa Catarina, decretou e sancionou uma Lei, onde " A Praça 15 de Novembro, desta cidade passará a denominar-se Dr. Osvaldo de Oliveira".

Fato curioso é que a lei foi decretada pelo Sub-Prefeito, mas o prefeito da época era Oswaldo de Oliveira.

A alegria de ter seu nome em uma praça durou pouco: naquele mesmo ano, no mês de novembro, o prefeito provisório Emilio Ritzmann, revogou a Lei e a praça voltou a denominar-se 15 de Novembro.

Ritzmann justificou o ato alegando que "deve constituir regra geral só serem dados as Ruas e Praças, os nomes de pessoas falecidas, ou de datas históricas e que outras denominações existem, que não deveriam ser mudadas, como a da Praça 15 de Novembro, que relembra a Magna data da Proclamação da Republica".
Resolveu então mudar o nome Praça Dr. Osvaldo de Oliveira para 15 de Novembro, revogando, assim, a Lei nº 327 de 04 de Fevereiro de 1930.
E assim a praça permaneceu por mais 22 anos, até ganhar definitivamente o nome que é hoje: Praça Dr. Oswaldo de Oliveira.

Praça Dr. Oswaldo de Oliveira em Canoinhas - Julho de 2018. Foto: Canoinhas Online
A mudança deu-se por pedido do prefeito municipal Benedito Therézio De Carvalho Junior, em 1952, quando da morte do Dr. Oswaldo.
O Projeto de Lei passou por duas sessões na Câmara de Vereadores, nos dias 7 e 10 de novembro daquele ano, sendo aprovado por unanimidade.

Em 17 de novembro de 1952, através da lei nº 200 a Praça 15 de novembro passou a denominar-se Praça Dr. Oswaldo de Oliveira.

Quem foi Oswaldo de Oliveira

Oswaldo Rodrigues de Oliveira era baiano. Nasceu em 6 de maio de 1888, na cidade de Entre Rios, na Bahia. Filho de Joaquim Pires dos Santos, e Dona Maria Ramos De Oliveira.

Bacharelou-se em Ciências e Letras pelo Ginásio da Bahia, e formou-se em Medicina em 26 de Dezembro de 1911, na Faculdade de Medicina daquele mesmo estado.

Mudou-se para Três Barras em janeiro de 1913, já casado, quando então foi contratado pela Lumber, para exercer as funções de médico operador.

Quando da instalação do Município De Canoinhas, Dr. Oswaldo De Oliveira foi nomeado Intendente tendo sido o primeiro a exercer este cargo.

Foi Deputado Estadual de 1919 à 1921 e de 1925 à 1927. Em 11 de janeiro de 1922 foi nomeado para exercer em Comissão o cargo De Sub-Inspetor Sanitário Rural do Departamento Nacional de Saúde Pública.

Na década de 1930, deu início à construção do Hospital Santa Cruz e mandou construir o atual cemitério.
O primeiro médico e também primeiro presidente do Hospital Santa Cruz de Canoinhas foi Dr. Oswaldo.

Foi Prefeito de Canoinhas de 1930 à 1949. Foi na administração dele que Canoinhas progrediu vertiginosamente, época em que a erva-mate alcançou preços altíssimos, fazendo com que o dinheiro circulasse em grande abundância e o progresso se acelerasse.

Na administração, as estradas do município começaram a ser regularmente conservadas e construídas outras.

Devido ao esforço do Dr. Oswaldo de Oliveira a cidade foi ligada por um ramal ferroviário à linha de São Francisco com entroncamento na estação de Marcílio Dias.
As linhas telegráficas penetraram no interior do município e inúmeros outros melhoramentos foram efetuados.

Dr. Oswaldo Rodrigues de Oliveira faleceu em 5 de setembro de 1952.

* Todas as informações que constam nesta matéria foram retiradas de registros e atas dos anos mencionados. Acompanhe periodicamente mais histórias do município de Canoinhas e região nas matérias com o marcador "Nossa história/Memórias".