Semana de muito frio no centro-sul do Brasil

No final do dia 12/06 (terça-feira), uma nova massa de ar frio de origem polar irá avançar pela região Sul do país. 
Esse sistema provocará declínio significativo das temperaturas a partir da terça-feira no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 

No dia 13/06 (quarta-feira), o frio já atinge todos os três estados do Sul, inclusive com formação de geada ao amanhecer nos Campos em Cima da Serra e Noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. 

Além disso, os Estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo também deverão sentir os efeitos da passagem da massa de ar frio a partir da quarta-feira.

O frio deverá se prolongar ao longo da semana sobre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná há condições de formação de geada no dia 14/06 (quinta-feira); condição que se mantém até pelo menos o sábado (dia 16/06), quando os modelos numéricos indicam ampliação da área de ocorrência e intensificação do fenômeno.


No restante da Região Sudeste, as temperaturas deverão cair a partir da sexta-feira (dia 15/06). Similarmente ao que ocorrerá no centro-sul do Mato Grosso e no sul dos Estados de Goiás, Rondônia, Acre e do Amazonas, onde o fenômeno é conhecido como “Friagem” e nesse caso, será o quarto episódio do ano. 
Vale ressaltar que nessas áreas do país o sistema chegará com menos intensidade.

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia